Integrante da Osesp desde: outubro de 2000. Obra favorita: as quatro sinfonias de Johannes Brahms.
Natural de Tietê, em São Paulo, a violoncelista Maria Luisa Cameron iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade, no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, onde foi aluna de João Baptista Del Fiol e Gretchen Miller. Aos 9 anos de idade, apresentou-se pela primeira vez como solista, executando o Concerto para Violoncelo em Dó Maior RV 399, de Antonio Vivaldi, à frente da Camerata de Cordas Jovem do Conservatório de Tatuí. Por conta deste concerto, foi uma das alunas selecionadas para tocar para o grande violoncelista Aldo Parisot. Bacharel em violoncelo pela Faculdade Marcelo Tupinambá, recebeu orientação particular de Zygmunt Kubala, entre 1984 e 1990, e de Antonio Lauro Del Claro, entre 1990 e 1994.
Foi premiada no Concurso Internacional para Jovens Instrumentistas da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (EMPEM) de 1983, e no Concurso Estímulo para Jovens Instrumentistas da Secretaria de Estado da Cultura de SP em 1983, 1984 e 1987, sendo laureada com a Medalha Villa-Lobos de melhor intérprete de música brasileira da edição de 1984. Em 1986, recebeu um prêmio de melhor intérprete de Francisco Mignone, oferecido pela família Alimonda. Ainda nesses anos de formação, participou das edições de 1985, 1986, 1989 e 1991 do Festival de Inverno de Campos do Jordão e das edições de 1984 e 1987 da Oficina de Música de Curitiba.
Integrou a Orquestra de Câmara da UNESP e foi violoncelo solista da Orquestra Sinfônica de Rio Claro e da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, grupos com os quais solou o Concerto para Violoncelo em Dó Maior Hob. VIIb/1, de Joseph Haydn, e o Concerto para Violoncelo nº 1 em Lá Menor Op. 33, de Camille Saint-Saëns. Também atuou como violoncelo solista junto à Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA), à Orquestra de Câmara da UNESP e à Orquestra Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo, depois rebatizada Orquestra Sinfônica Jovem Eleazar de Carvalho. Antes de ingressar na Osesp, foi membro da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, de 1994 a 2000, e da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, conjunto com o qual solou novamente o concerto de Saint-Saëns. Também teve papel de destaque em Casanova, para violoncelo e orquestra de sopros, de Johan de Meij, à frente tanto da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo quanto da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.
Das muitas experiências memoráveis com a Osesp, lembra-se com especial afeição da estreia da Orquestra no BBC Proms, um dos mais importantes festivais de música erudita do mundo, quando se apresentaram, sob regência de Marin Alsop e junto ao lendário pianista brasileiro Nelson Freire, no Royal Albert Hall, em Londres, em 15 de agosto de 2012. Também guarda com imenso carinho as memórias do concerto da Orquestra no Avery Fisher Hall, no Lincoln Center, em Nova York, evento no qual o grupo foi ovacionado pela plateia. O concerto era o mais aguardado da primeira turnê da Osesp pelos Estados Unidos, em 2002, quando, sob a regência de John Neschling, fizeram 20 apresentações em 18 cidades americanas.
Amante dos livros e das viagens, Maria Luisa busca, sempre que possível, se beneficiar das turnês da Orquestra para nutrir essas duas grandes paixões.