Em caso de mudança de repertório ou artista, não serão efetuadas devoluções de ingressos de assinaturas, mas sim oferecidas alternativas de trocas por outros concertos. A devolução de valores pagos acontece apenas em caso de cancelamento de programa.
Grupos de Câmara da Osesp e a música do nosso tempo
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Programa
CRISTIAN SANDU VIOLINO GHEORGUE VOICU VIOLINO EDERSON FERNANDES VIOLA DOUGLAS KIER VIOLONCELO RAFAEL BORGES AMARAL VIOLÃO WU WEI SHENG
JOSEPH HAYDN Quarteto de cordas em Sol maior, Op. 77, nº 1, Hob.III:81 RAFAEL BORGES AMARAL Danças imaginárias nas águas do forró [Encomenda, estreia mundial]
SORAYA LANDIM VIOLINO ADRIANA HOLTZ VIOLONCELO CLAUDIA NASCIMENTO FLAUTA GIULIANO ROSAS CLARINETE FERNANDO TOMIMURA PIANO RICARDO BOLOGNA PERCUSSÃO RUBÉN ZÚÑIGA PERCUSSÃO
MARCOS BALTER Ligare CLARICE ASSAD Emotiva STEVE REICH Marimba Phase [Fase de marimba] HEITOR VILLA-LOBOS Choros nº 2 DAVID LANG Stuttered Chant [Canto gago] REINALDO MOYA Polythene Sonata Product [Produto-sonata de polietileno]
A música de nossos dias abre a agenda de câmara de 2024. Na primeira parte, com um quarteto de cordas, vamos aos extremos: de um lado, as origens do gênero, com o Quarteto nº 66 de Haydn, um dos grandes representantes da Primeira Escola de Viena. Para a mesma formação temos uma obra escrita especialmente para este programa, do compositor paulista Rafael Amaral, na qual ao quarteto de cordas soma-se o sheng. A peça contará com a participação de Wu Wei, que toca o milenar órgão de boca chinês. Wei tem sido responsável por uma redescoberta moderna do instrumento, estimulando a composição de novas obras.
Assim como Rafael Amaral, os compositores Felipe Lara e Clarice Assad são brasileiros com destacada carreira no exterior e obras estreadas por prestigiosos grupos. Tutti, de Lara, e Emotiva, de Assad, dão início à segunda parte do programa, com obras que incluem violino, flauta, clarinete, violoncelo, piano e percussão. Marimba Phase, peça emblemática para duas marimbas do compositor minimalista Steve Reich, nasceu da adaptação de Piano Phase, de 1967. Já o Choros nº 2, de Villa-Lobos, para flauta e clarinete, foi escrito em 1924, quando o compositor iniciava a série de mesmo nome. Stuttered chant é uma peça de 2011, do norte-americano David Lang, na qual o violoncelo é tocado percursivamente, os dois instrumentistas lado a lado em uníssono. A noite termina com Polythene Sonata Product, para flauta, clarinete, violino, violoncelo, piano e percussão, do venezuelano Reinaldo Moya.
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Nos concertos sinfônicos e corais, a Sala São Paulo é dividida em seis setores: Plateia Central, Plateia Elevada, Balcão Mezanino, Camarote Mezanino, Camarote Superior e Coro (disponível sempre quando não usado em performances sinfônico-corais).
Já nos recitais com solistas e concertos de grupos de câmara, os intérpretes ficam de frente para o setor Coro e há também assentos sobre o palco.
Confira os mapas de assentos para:
Os assentos de obesos e cadeirantes são vendidos somente pelo telefone (11) 3777-9721, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
A Osesp realiza concertos com audiodescrição e intérprete em Libras — utilize os filtros de programação para ver a agenda completa. Confira também os recursos de acessibilidade da Sala São Paulo:
Dispositivos
- Piso Tátil (alerta e direcional)
- Corrimãos
- Alerta em braile
- Bebedouros acessíveis
Tratamento de desníveis
- Rampas no Boulevard, no Foyer e na Guarita (localizada na entrada da rua Mauá)
Deslocamentos
- Elevadores semi-panorâmicos no Foyer
- Faixa elevada para travessia de pedestres (lombo-faixa)
- Plataforma Elevatória no Restaurante e na Loja da Sala
Sala de Concertos
- Assentos para pessoas obesas (14 lugares) | Térreo, Mezanino e Piso Superior
- Área para cadeirante (15 lugares) | Térreo e Mezanino
Espaços
- Banheiros adaptados para pessoas com deficiência
- Vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência
- Um camarim adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
Telefones celulares, relógios digitais e demais aparelhos sonoros devem permanecer desligados durante os concertos. Não é permitido gravar ou fotografar durante as apresentações. Em caso de descumprimento das regras, nossa equipe de indicadores está treinada para fazer abordagens apenas nas pausas dos movimentos ou nos intervalos entre as obras do programa, para que a movimentação não atrapalhe ainda mais o evento.
Não determinamos ao público nenhum traje específico. O mais importante é que você se sinta confortável em sua vinda e que aproveite ao máximo a experiência de assistir a um concerto.
Uma das matérias-primas da música clássica é o silêncio. Desligue seu celular ou coloque-o no modo avião; deixe para fazer comentários no intervalo entre as obras ou ao fim; evite tossir em excesso. A experiência na sala de concertos é coletiva, e essa é uma das belezas dela.
O consumo de comida e bebida, incluindo água, não é permitido no interior da sala de concertos. Há áreas especialmente dedicadas a isso, como o Bar-Café e o Restaurante. Chegue com antecedência para o evento e aproveite para degustar!
A classificação etária sugerida para os concertos da Osesp é de sete anos, já que nesta idade as crianças costumam apresentar uma capacidade de concentração mais desenvolvida. Aconselhamos a escolha de programas que não ultrapassem os 60 minutos de duração e assentos próximos as saídas. Nos Matinais em manhãs de domingo, a classificação é livre.
Universitários de graduação e pós-graduação podem assistir gratuitamente aos concertos da Temporada Osesp. Para participar, basta preencher o formulário online. Os cadastrados são informados por e-mail toda vez que houver disponibilidade de ingressos, e podem retirar sua entrada (limitada a um ingresso por pessoa) pela internet. No dia do concerto, é necessário apresentar o documento estudantil como comprovante.
Para proteção de seus visitantes e do patrimônio público, o Complexo Júlio Prestes, que abriga a Sala São Paulo, cumpre todas as normas vigentes de segurança contra incêndios e acidentes.
Entre os equipamentos de segurança, estão 273 detectores de fumaça, 170 extintores de incêndio, 55 hidrantes, 60 botoeiras de acionamento manual de alarme contra incêndio, brigada de incêndio treinada com 72 integrantes, bombeiro civil alocado 24 horas, rede de sprinklers (chuveiros automáticos), sistema de proteção contra descargas atmosféricas e tratamento ignifugante em superfícies inflamáveis. Todo o material é revisado periodicamente e os atestados de funcionamento estão rigorosamente em dia.
A Fundação Osesp possui apólices de seguros contra danos patrimoniais e de responsabilidade civil, além de cobertura de danos ao próprio edifício. Contamos ainda com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Alvará de Funcionamento (AFLR) atualizados.
Certificados e Documentos Legais