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A foto mostra uma violoncelista tocando em um corredor da Sala São Paulo. A cena está em movimento, borrada.

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Câmara: Camões encontra Schubert

Regiane Martinez
soprano
Patricia Nacle
contralto
Fábio Vianna Peres
tenor
violino
violoncelo
Local: Sala São Paulo
Data: dom., 26 de outubro de 2025
Horário: 18:00
Duração: 100 min.
Preço: R$ 42,00 a R$ 150,00
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Programa

REGIANE MARTINEZ soprano PATRÍCIA NACLE contralto FABIO VIANNA PERES tenor e cordas dedilhadas antigas

ANÔNIMO Um cancioneiro musical para Luís de Camões [Adaptação de Fabio Vianna Peres]

LEANDRO DIAS violino ANDERSON FARINELLI violino ANDRÉ RODRIGUES viola MARIALBI TRISOLIO violoncelo

FRANZ SCHUBERT Quarteto nº 14 em ré menor, D. 810 – A morte e a donzela

Este programa une um repertório raro a outro bastante popular. A primeira parte é um trabalho original fruto de pesquisa do musicólogo Fabio Vianna Peres, também integrante do Coro da Osesp. Partindo do pressuposto de que a poesia do século XVI era feita para ser vocalizada através da declamação ou do canto, a pesquisa combinou a poesia de Luís de Camões com materiais dos cancioneiros portugueses renascentistas em que havia motes também glosados pelo poeta. O resultado é uma proposta sonora da execução da poesia de Camões, recriando como ela poderia ter sido vocalizada nos séculos XVI e XVII.

O Quarteto de cordas nº 14, conhecido como “A morte e a donzela” é uma das mais amadas peças de Franz Schubert, além de uma referência do gênero quarteto de cordas. Ela possui uma abertura dramática e incisiva, mas é o tema do segundo movimento que acabou dando nome à obra – Schubert retomou a melodia de um Lied com o mesmo título. Como muitas criações do compositor, “A morte e a donzela” recebeu uma estreia privada em 1826, dois anos após sua composição, e não foi editada até 1831.

Libras

O intérprete da Língua Brasileira de Sinais estará posicionado no palco garantindo a acessibilidade do concerto para pessoas com deficiência auditiva

Audiodescrição

Audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos nos concertos. O recurso consiste em um narrador que descreve simultaneamente todas as informações que podem ser compreendidas visualmente, como figurinos, efeitos especiais, informações sobre o ambiente, descrição de gestos, créditos e legendas.