Em caso de mudança de repertório ou artista, não serão efetuadas devoluções de ingressos de assinaturas, mas sim oferecidas alternativas de trocas por outros concertos. A devolução de valores pagos acontece apenas em caso de cancelamento de programa.
Câmara: obras para voz, fagote e piano
Programa
VALQUÍRIA GOMES soprano
FRANCISCO FORMIGA fagote
ISRAEL MASCARENHAS piano
JOSEPH GOODMAN Três canções espanholas
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY Seis romances, Op. 16: Lullaby
LEONARD BERNSTEIN Peter Pan: Dream with me [Sonhe comigo]
FRANCISCO MIGNONE Valsa vocalise
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY Eugene Onegin: Ária de Lensky
FRANCISCO MIGNONE Cinco canções para soprano e fagote
VALQUÍRIA GOMES soprano
ANNA CAROLINA MOURA soprano
MARIANA VALENÇA MEZZO soprano
LUIZ GUIMARÃES tenor
ISRAEL MASCARENHAS baixo
MARIA EMILIA MOURA CAMPOS pianista convidada
ERNST MAHLE Quadras ao gosto popular
OSVALDO LACERDA A canção do tédio
HEITOR VILLA-LOBOS Canções típicas brasileiras: Cabocla de Caxangá
HEITOR VILLA-LOBOS Serestas: Seleção
JOSÉ ANTÔNIO DE ALMEIDA PRADO Tornedos a Rossini
O norte-americano Joseph Goodman escreveu as Três canções espanholas para a inusual formação de soprano e fagote em 1983, sobre poemas de Miguel de Unamuno e Jorge Guillén. Francisco Mignone foi outro compositor que dedicou especial atenção a esse instrumento grave da família das madeiras e compôs Cinco canções, também para soprano e fagote, de inspiração popular. Do músico brasileiro é ainda a Valsa vocalise.
O século XIX está representado no programa em duas peças de Tchaikovsky: a canção de ninar Kolybel’ naja pesnja pesnja e a famosa ária de Lensky, da ópera Eugene Onegin. A primeira parte ainda tem a canção Dream with me, do musical Peter Pan de Leonard Bernstein.
Na segunda parte do programa, os cantores do Coro da Osesp unem-se ao pianista convidado Ricardo Ballestero em obras de autores brasileiros. O universo popular permeia as canções de Ernst Mahle e Villa-Lobos, de quem ouviremos Cabocla de Caxangá e uma seleção das Serestas.
Também no programa estão A canção do tédio, que Osvaldo Lacerda compôs a partir de poema de Guilherme de Almeida, e Tornedos a Rossini, de Almeida Prado, canção que leva o nome de um clássico prato francês.
Mais informações
Nos concertos sinfônicos e corais, a Sala São Paulo é dividida em seis setores: Plateia Central, Plateia Elevada, Balcão Mezanino, Camarote Mezanino, Camarote Superior e Coro (disponível sempre quando não usado em performances sinfônico-corais).
Já nos recitais com solistas e concertos de grupos de câmara, os intérpretes ficam de frente para o setor Coro e há também assentos sobre o palco.
Confira os mapas de assentos para:
Os assentos de obesos e cadeirantes são vendidos somente pelo telefone (11) 3777-9721, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
A Osesp realiza concertos com audiodescrição e intérprete em Libras — utilize os filtros de programação para ver a agenda completa. Confira também os recursos de acessibilidade da Sala São Paulo:
Dispositivos
Piso Tátil (alerta e direcional);
Corrimãos;
Alerta em braile;
Bebedouros acessíveis.Tratamento de desníveis
Rampas no Boulevard, no Foyer e na Guarita (localizada na entrada da rua Mauá).Deslocamentos
Elevadores semi-panorâmicos no Foyer;
Faixa elevada para travessia de pedestres (lombo-faixa);
Plataforma Elevatória no Restaurante e na Loja da Sala.Sala de Concertos
Assentos para pessoas obesas (14 lugares) | Térreo, Mezanino e Piso Superior;
Área para cadeirante (15 lugares) | Térreo e Mezanino.Espaços
Banheiros adaptados para pessoas com deficiência;
Vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência;
Um camarim adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.Telefones celulares, relógios digitais e demais aparelhos sonoros devem permanecer desligados durante os concertos. Não é permitido gravar ou fotografar durante as apresentações. Em caso de descumprimento das regras, nossa equipe de indicadores está treinada para fazer abordagens apenas nas pausas dos movimentos ou nos intervalos entre as obras do programa, para que a movimentação não atrapalhe ainda mais o evento.
Não determinamos ao público nenhum traje específico. O mais importante é que você se sinta confortável em sua vinda e que aproveite ao máximo a experiência de assistir a um concerto.
Uma das matérias-primas da música clássica é o silêncio. Desligue seu celular ou coloque-o no modo avião; deixe para fazer comentários no intervalo entre as obras ou ao fim; evite tossir em excesso. A experiência na sala de concertos é coletiva, e essa é uma das belezas dela.
O consumo de comida e bebida, incluindo água, não é permitido no interior da Sala de Concertos. Há áreas especialmente dedicadas a isso, como o Bar-café e o Restaurante. Chegue com antecedência para o evento e aproveite para degustar!
A classificação etária sugerida para os concertos da Osesp é de sete anos, já que nesta idade as crianças costumam apresentar uma capacidade de concentração mais desenvolvida. Aconselhamos a escolha de programas que não ultrapassem os 60 minutos de duração e assentos próximos as saídas. Nos Matinais em manhãs de domingo, a classificação é livre.
Universitários de graduação e pós-graduação podem assistir gratuitamente aos concertos da Temporada Osesp. Para participar, basta preencher o formulário online. Os cadastrados são informados por e-mail toda vez que houver disponibilidade de ingressos, e podem retirar sua entrada (limitada a um ingresso por pessoa) pela internet. No dia do concerto, é necessário apresentar o documento estudantil como comprovante.
Para proteção de seus visitantes e do patrimônio público, o Complexo Júlio Prestes, que abriga a Sala São Paulo, cumpre todas as normas vigentes de segurança contra incêndios e acidentes.
Entre os equipamentos de segurança, estão 273 detectores de fumaça, 170 extintores de incêndio, 55 hidrantes, 60 botoeiras de acionamento manual de alarme contra incêndio, brigada de incêndio treinada com 72 integrantes, bombeiro civil alocado 24 horas, rede de sprinklers (chuveiros automáticos), sistema de proteção contra descargas atmosféricas e tratamento ignifugante em superfícies inflamáveis. Todo o material é revisado periodicamente e os atestados de funcionamento estão rigorosamente em dia.
A Fundação Osesp possui apólices de seguros contra danos patrimoniais e de responsabilidade civil, além de cobertura de danos ao próprio edifício. Contamos ainda com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Alvará de Funcionamento (AFLR) atualizados.