No dia 5 de junho, o mundo se volta a refletir sobre o meio ambiente e o impacto das ações humanas sobre ele. Para a Osesp, é também momento de pensarmos sobre a força da música e da solidariedade. Ainda que idealizado para celebrar a natureza, com obras de Smetana, Villa-Lobos e Dvórak e regência de José Soares, em um momento de crise climática, o concerto transcende seu propósito inicial, tornando-se um poderoso lembrete de desafios que são coletivos.
Recentemente, o Rio Grande do Sul tem vivido momentos críticos. Fortes chuvas e o aumento do nível dos rios vêm afetando diversas cidades e a população do estado. Até o momento, cerca de 450 municípios foram atingidos, deixando uma população de mais de 2 milhões de pessoas em estado vulnerável, sem acesso a serviços públicos e moradia. As chuvas devastadoras e a elevação dos rios não apenas causaram danos materiais, mas perdas imateriais profundas nas milhares de famílias afetadas.
Frente a esse chamado, a Fundação Osesp decidiu reverter toda a arrecadação com a venda de ingressos do concerto do Dia Mundial do Meio Ambiente para a Associação dos Funcionários da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (AFFOSPA), uma organização que tem desempenhado papel vital no auxílio aos seus colaboradores e familiares que foram atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul em 2024.
Além dos recursos de bilheteria direcionados à AFFOSPA, a Fundação Osesp encoraja a todos os espectadores a contribuir financeiramente com a Associação. Através de uma campanha de quase duas semanas, a AFFOSPA conseguiu fornecer assistência financeira a todos os seus associados, identificando as necessidades de seus colaboradores e direcionando doações e outras formas de auxílio para 39 funcionários, entre músicos da orquestra e do coro, alunos da Escola da OSPA, funcionários administrativos e terceirizados. Além disso, estabeleceu um fundo para auxiliar na reconstrução de moradias danificadas e para abastecer abrigos com itens essenciais, como colchões, cobertas e alimentos, demonstrando um compromisso contínuo com o apoio às comunidades afetadas.
O pix para ajudar a AFFOSPA é o CNPJ da Associação: 90.273.137/0001-02.
Que a música nos una em solidariedade e nos motive a fazer a diferença!