Integrante da Osesp desde: 01 de abril de 2024.
Obra favorita: Concerto para violino em ré menor, Op. 47, de Jean Sibelius e Sinfonia n°4 de Johannes Brahms.
Natural de São Paulo, Guilherme Peres iniciou os estudos aos 10 anos de idade, na igreja, e aos 12, ingressou no Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari, em Salto/SP, onde se formou em 2016 sob orientação do professor de violino e viola Roberto Sanches. Durante o curso, atuou como spalla da Camerata e Orquestra Sinfônica do Conservatório, e realizou alguns concertos como solista. Também fez aulas com José Carlos Netto em Sorocaba.
Em 2020, obteve seu Bacharelado em Violino pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), sob orientação do Prof. Dr. Luiz Amato. De 2018 a 2022, foi aluno regular da classe de violino da Professora Elisa Fukuda, através da Bolsa de Estudos Magda Tagliaferro, do Cultura Artística.
Participou como bolsista de diversos Festivais de Música pelo Brasil, sendo eles o Festival de Música de Itu Assatemec em 2014, 15 e 16; 8° Festival Sesc de Música em Pelotas de 2018; IV Festival Gramado in Concert de 2018; Ilumina Festival 2020 e o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, nas edições 48º, 49°, 50° e 51°, na qual também atuou como chefe de naipe dos segundos violinos.
Dentre as premiações conquistadas, estão os Prêmios Destaques Ernani de Almeida Machado de 2019 e 2020, realizado pela Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, o Prêmio com bolsa de estudos Magda Tagliaferro, do Cultura Artística em 2018, o 3° Prêmio no “Internacional Orchestra Auditions Awards” 2020 - Samniun University of Music, e o Prêmio Concerto no Festival de Campos do Jordão em 2021.
Fez masterclasses com alguns renomados violinistas como a Holandesa Liza Ferschtman, Pierre Colombet, Carolin Widmann, Willian Hagen, Linus Roth, Luiz Filip, Cláudio Micheletti, Claudio Cruz, Carmelo de Los Santos e Emmanuele Baldini.
Foi integrante da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, onde participou de três gravações de CDs pelo Selo Sesc de Música e atuou como spalla. Integrou também a Orquestra Amazonas Filarmônica e a Orquestra de Câmara do Amazonas. Como solista, apresentou-se à frente da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes em julho de 2023, tocando o Concerto para violino em ré menor Op.47 de Jean Sibelius, sob regência de Fábio Zanon.
Seu primeiro concerto como integrante da Osesp em 5 abril de 2024 é considerado como o mais marcante, não só pelo repertório apresentado - Sinfonia n°9 de Franz Schubert - uma de suas obras favoritas, mas também por representar a realização de um sonho ao fazer parte do grupo.