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A imagem mostra uma trompa muito de perto. A trompa é um instrumento de metal dourado, tocado com a boca.

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Festival Schubert com Câmara Osesp

contrabaixo
violoncelo
mezzo soprano
violino
trompa
clarinete solista
Contrafagote
Local: Sala São Paulo
Data: dom., 29 de setembro de 2024
Horário: 18:00
Duração: min.
Preço: R$ 39,60 a R$ 132,00
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Programa

FABIANA PORTAS mezzo-soprano
LUIZ GUIMARÃES tenor
JOÃO VITOR LADEIRA barítono
FERNANDO TOMIMURA piano

FRANZ SCHUBERT Die Forelle [A Truta], D. 550
FRANZ SCHUBERT Der Tod und das Mädchen [A morte e a donzela], D. 531
FRANZ SCHUBERT Der Wanderer [O Andarilho], D. 489
FRANZ SCHUBERT Gretchen am Spinnrade [Gretchen ao tear]
FRANZ SCHUBERT Die Freunde von Salamanka [Os amigos de Salamanka]

SÉRGIO BURGANI clarinete
ROMEU RABELO fagote
NIKOLAY GENOV trompa
CÉSAR A. MIRANDA violino
LEANDRO DIAS violino
EDERSON FERNANDES viola
DOUGLAS KIER violoncelo
ALEXANDRE ROSA contrabaixo

FRANZ SCHUBERT Octeto em Fá, D. 803

Este programa é todo dedicado a Franz Schubert, um dos eixos artísticos de 2024. O Octeto em Fá é a maior obra de câmara do compositor. Com seis movimentos e mais de uma hora de duração, foi escrita para clarinete, fagote, trompa, dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo.

Essa instrumentação, semelhante à do Septeto, Op. 20 de Beethoven (peça que também será apresentada na Temporada), não se deu por acaso: a obra surgiu de uma encomenda do clarinetista Ferdinand Troyer, que solicitou com características próximas àquele. A partitura de Schubert foi estreada pouco depois de sua composição, em 1824, e incluiu muitos dos músicos que estrearam o Septeto.

O Octeto em Fá foi escrito no mesmo período que duas outras grandes obras de câmara de Schubert, os quartetos Rosamunde e A morte e a donzela, e nele o artista se utiliza de materiais destas e de outras de suas obras: o tema do primeiro movimento é derivado da canção Der Wanderer, enquanto as variações do quarto são baseadas em um tema do Singspiel Die Freunde von Salamanka. Essas relações entre as obras do compositor ficarão evidentes na primeira parte do programa, dedicada a canções: além das duas já mencionadas, serão ouvidas Die Forrelle e A morte e a donzela.

Libras

O intérprete da Língua Brasileira de Sinais estará posicionado no palco garantindo a acessibilidade do concerto para pessoas com deficiência auditiva

Audiodescrição

Audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos nos concertos. O recurso consiste em um narrador que descreve simultaneamente todas as informações que podem ser compreendidas visualmente, como figurinos, efeitos especiais, informações sobre o ambiente, descrição de gestos, créditos e legendas.