Ontem (23), retornamos a Wiesbaden para o penúltimo concerto da turnê. O palco foi o encantador Kurhaus, no coração da cidade alemã. Por lá, integramos a programação do Rheingau Musik Festival, que realiza anualmente mais de 170 apresentações na região.
Abrimos a noite com a Suíte Vila Rica, de Camargo Guarnieri. Para Renata Bueno Tavares, que estava na plateia, “foi muito bom assistir a uma peça brasileira, que quase nunca é apresentada por aqui, sendo tocada por uma orquestra brasileira”. Renata, que atualmente é regente coral na Alemanha, já foi aluna da harpista Liuba Klevtsova e da saudosa Naomi Munakata, que, por anos, foi regente do Coro da Osesp.
Na sequência, ouvimos mais uma vez o Concerto para violino n° 3, de Saint-Saëns, com Daniel Lozakovich. O violinista fez sua estreia no Festival e foi ovacionado pelo público — foram tantos aplausos que a plateia ganhou um segundo bis! Para fechar a noite, tocamos a preciosa Segunda Sinfonia de Brahms — pela primeira e única vez na turnê.