Na noite de 22/02, o público que acompanhava a final do Concurso Compositoras Latino-Americanas na Sala São Paulo e on-line foi surpreendido de forma positiva: não tivemos uma, mas duas vencedoras! As argentinas Eva García Fernández e Stephanie Macchi sagraram-se campeãs, com as obras Imagen-tiempo e Pampeana, respectivamente.
Futuramente, as duas terão suas composições gravadas pela Osesp em um álbum de celebração dos 70 anos, que também terá trabalhos de Andrew Norman, Clarice Assad, Esteban Benzecry, Felipe Lara, Heinz Holliger e Unsuk Chin. Elas dividirão, ainda, o prêmio de 5 mil dólares.
A deliberação ficou a cargo de um júri composto pelos compositores Aylton Escobar e Marisa Rezende e pela pianista Sonia Rubinsky. Nosso Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, e o conjunto dos músicos da Osesp também tiveram direito a um voto.
Coube a Aylton Escobar, acompanhado de Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Fundação Osesp, fazer uma menção honrosa à brasileira Denise Garcia, que também estava na disputa, com a obra C.A.C.O.S. (Celebração da Arte e Cultura Ocidental Sinfônica), e declarar o surpreendente resultado da votação. “Esse empate nos agrada bastante!”, comentou Escobar.
Parabéns, então, às nossas hermanas vencedoras! É possível assistir ao concerto e ao momento da premiação no YouTube da Orquestra.