Nenhum resultado foi encontrado.
Confira os termos da sua busca e tente novamente.


Abaixo, alguns dos itens mais buscados:

Ops! Parece que algo saiu errado.
Ocorreu um erro ao fazer a busca.
Por favor, tente novamente em alguns instantes.
Mais buscados
Paul Lewis, homem branco de cabelo escuro curto. Ele está com um sorriso tímido no rosto.

Voltar

Temporada Osesp: Festival Schubert com Paul Lewis

Compartilhar
Paul Lewis
piano
Local: Sala São Paulo
Data: dom., 20 de outubro de 2024
Horário: 18:00
Duração: 93 min.
Preço: R$ 39,60 a R$ 143,00
Adicionar ao calendário

Programa

FRANZ SCHUBERT Sonata nº 19 em dó menor, D. 958 FRANZ SCHUBERT Sonata nº 20 em Lá maior, D. 959 FRANZ SCHUBERT Sonata nº 21 em Si bemol maior, D. 960

Neste último recital dedicado às sonatas de Schubert, Paul Lewis interpreta as três últimas peças do gênero escritas pelo compositor, concluídas poucas semanas antes de sua morte, em 1828, hoje reconhecidas como monumentos da literatura pianística. Mas nem sempre foi assim: as _sonatas D. 958, D. 959 e D. 960 foram publicadas apenas entre 1838-39, dez anos após a morte do alemão e, mesmo com o esforço dos amigos e admiradores em editar e difundir seu legado, elas permaneceram pouco tocadas ao longo do século XIX.

Acredita-se que uma das mais fortes razões para isso seja o fato de que eram consideradas inferiores às sonatas de Beethoven. Ao mesmo tempo em que possuem um estilo próprio, elas não deixam de ter semelhanças com as obras do mestre de Bonn. Schubert era, como muitos compositores de sua geração (e outros tantos que viriam depois), um devoto de Beethoven.

Cada uma dessas três sonatas é ciclicamente interligada por elementos estruturais, harmônicos e melódicos que unem todos os movimentos, e mesmo interligam essas obras umas às outras. Há estudiosos que apontam nelas alusões a outras composições de Schubert, como o ciclo de canções Winterreise, ou ainda a situações pessoais e autobiográficas. Atualmente, as três últimas sonatas de Schubert fazem parte do repertório central do piano, aparecendo regularmente em programas de concertos e gravações, e será um privilégio ouvi-las juntas na interpretação de um dos mais interessantes pianistas de nossa época.