Nenhum resultado foi encontrado.
Confira os termos da sua busca e tente novamente.


Abaixo, alguns dos itens mais buscados:

Ops! Parece que algo saiu errado.
Ocorreu um erro ao fazer a busca.
Por favor, tente novamente em alguns instantes.
Mais buscados
Filme fotográfico com cenas de Heitor Villa-Lobos regendo.

Voltar

Temporada Osesp: Marcelo Lehninger e Larisa Martinez

Compartilhar
corpo artístico
Marcelo Lehninger
regente
Larisa Martinez
soprano

Programa

HEITOR VILLA-LOBOS Choros nº 6 HEITOR VILLA-LOBOS Floresta do Amazonas: Seleção PYOTR ILYICH TCHAIKOVSKY Sinfonia nº 4 em fá menor, Op. 36

Villa-Lobos volta a ser destaque na Temporada 2024, com duas peças compostas em momentos distintos. Escritas ao longo da década de 1920, entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Paris, os Choros compreendem 14 obras (embora as duas últimas nunca tenham sido localizadas) para diferentes formações, que vão do violão solo a orquestras gigantescas. Choros nº 6 é justamente uma das maiores obras do conjunto e inclui em sua orquestração grande número de instrumentos de percussão, incluindo alguns comuns na música popular brasileira, como cuíca, reco-reco e tamborim de samba.

Floresta do Amazonas foi uma das últimas composições de Villa-Lobos. Originalmente uma encomenda da Metro Goldwin Mayer para a trilha sonora do filme Green Mansions, teve sua partitura original bastante modificada, o que desagradou o compositor, que retrabalhou o material. O resultado possui algumas das canções que se tornaram mais conhecidas do compositor — elas serão interpretadas pela jovem soprano porto-riquenha Larisa Martinez.

Tchaikovsky e sua Sinfonia nº 4 compõem a última parte do programa. A obra, de 1877, marca o início de seu relacionamento com a mecenas Nadejda von Mekk, a quem ele dedica a obra, referindo-se a ela como “minha melhor amiga”. Uma curiosidade da peça é seu terceiro movimento, um “Scherzo” leve e gracioso nos quais as cordas tocam o tempo todo em pizzicato.

À frente desta “floresta de sons” está o regente brasileiro radicado nos Estados Unidos Marcelo Lehninger.