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A pintura em tons de azul, marrom e laranja, mostra um homem com expressão triste em uma floresta.

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Páscoa na Sala: a "Paixão segundo São João", de Bach

corpo artístico
Kathy Romey
regente

Programa

JOHANN SEBASTIAN BACH Paixão segundo São João, BWV 245

As paixões ocupam uma posição de destaque entre as mais importantes obras de Johann Sebastian Bach. Escritas para o calendário religioso, elas extrapolaram sua função litúrgica e ganharam lugar no repertório por sua complexidade, sofisticação e exuberância. A Paixão segundo São João é um oratório sacro apresentado pela primeira vez em Leipzig no dia 7 de abril de 1724, véspera da sexta-feira Santa.

Pode-se dizer que as paixões de Bach são como imensas cantatas, em que o recitativo tem um lugar considerável e o texto do Evangelho constitui a trama essencial. A Paixão segundo São João é uma representação dramática do texto contido no Evangelho de João que, diferentemente dos outros três – de Mateus, Marcos e Lucas –, coloca ênfase na origem divina de Jesus Cristo. Esse drama sagrado exalta em Bach um lirismo intenso, que se traduz nos ariosos e nas árias com que ele entrecorta o relato do evangelista para fazer em torno dele meditações ou comentários. O coral intervém periodicamente para introduzir a prece. A Paixão se desenrola, assim, em muitos planos: a narrativa dramática do evangelista, com intervenção de certos personagens (Pilatos, Pedro, Judas...) e do coro (a multidão, os apóstolos); a meditação lírica individual (ariosos e árias confiados a solistas vocais); e a prece (o coral).

Nas paixões, Bach revela-se um homem de teatro, mesmo sem nunca ter escrito uma ópera. Musicalmente, no entanto, a Paixão segundo São João inclui em sua composição elementos operísticos, de danças francesas da corte e de música instrumental italiana.

Esta partitura monumental e ao mesmo tempo íntima, de rebuscada técnica artística e profundo sentido espiritual, contará com solistas brasileiros e regência de Kathy Romey, da Universidade de Minnesota – onde supervisiona o programa de pós-graduação em regência coral e dirige The Minnesota Chorale.

Os ingressos para o concerto da série Osesp duas e trinta serão vendidos em 2025, em data a ser anunciada.

Libras

O intérprete da Língua Brasileira de Sinais estará posicionado no palco garantindo a acessibilidade do concerto para pessoas com deficiência auditiva

Audiodescrição

Audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos nos concertos. O recurso consiste em um narrador que descreve simultaneamente todas as informações que podem ser compreendidas visualmente, como figurinos, efeitos especiais, informações sobre o ambiente, descrição de gestos, créditos e legendas.