Português Inglês Espanhol

Nenhum resultado foi encontrado.
Confira os termos da sua busca e tente novamente.


Abaixo, alguns dos itens mais buscados:

Ops! Parece que algo saiu errado.
Ocorreu um erro ao fazer a busca.
Por favor, tente novamente em alguns instantes.
Mais buscados
Orquestra e Coro recebem os aplausos do público na Sala São Paulo.

Voltar

Uma ópera na Sala: "Wozzeck", de Alban Berg

corpo artístico
corpo artístico
Diretor Musical e Regente Titular

Programa

ROBIN ADAMS Wozzeck JASON BRIDGES Andres ASTRID KESSLER Marie MARKUS HOLLOP doutor LUISA FRANCESCONI Margret SAVIO SPERANDIO jovem artesão MICHEL DE SOUZA jovem artesão JEAN WILLIAM narrador

ALBAN BERG Wozzeck, Op. 7

Em 2023, com A danação de Fausto de Berlioz, a Osesp deu início ao projeto bienal de óperas em forma de concerto. O segundo título da iniciativa não poderia ser mais impactante: Wozzeck, primeira ópera de Alban Berg.

Wozzeck é baseada numa peça que o dramaturgo alemão Georg Büchner deixou incompleta. Dos fragmentos de cenas desordenadas, Berg selecionou 15 para formar uma estrutura compacta de três atos com cinco cenas cada. Ele mesmo adaptou o libreto, mantendo o caráter essencial da peça, com suas muitas cenas curtas. A ópera se passa em uma cidade perto de um quartel militar durante o primeiro quarto do século XIX. O personagem-título é um soldado pobre e perturbado mentalmente, explorado e abusado tanto pelo exército quanto pelas pessoas ao seu redor.

Alban Berg começou a escrever Wozzeck pouco antes da Primeira Guerra Mundial. No entanto, ele foi obrigado a se alistar, e só pôde retomar o trabalho em 1917, após ter sido autorizado a deixar seu regimento. A experiência na guerra de Berg teve um efeito pronunciado em Wozzeck, finalizada em 1922. A música expressionista enfatizou as emoções e os processos psicológicos dos personagens. Estreada na Ópera Estatal de Berlim em 14 de dezembro de 1925, a obra foi um sucesso imediato.

Libras

O intérprete da Língua Brasileira de Sinais estará posicionado no palco garantindo a acessibilidade do concerto para pessoas com deficiência auditiva

Audiodescrição

Audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos nos concertos. O recurso consiste em um narrador que descreve simultaneamente todas as informações que podem ser compreendidas visualmente, como figurinos, efeitos especiais, informações sobre o ambiente, descrição de gestos, créditos e legendas.