Português Inglês Espanhol

Nenhum resultado foi encontrado.
Confira os termos da sua busca e tente novamente.


Abaixo, alguns dos itens mais buscados:

Ops! Parece que algo saiu errado.
Ocorreu um erro ao fazer a busca.
Por favor, tente novamente em alguns instantes.
Mais buscados
Pierre Bleuse é um homem branco, calvo e de barba.

Voltar

A primavera de Stravinsky e o êxtase de Scriabin

corpo artístico
Pierre Bleuse
regente
Acessibilidade:
Local: Sala São Paulo
Data: sex., 7 de novembro de 2025
Horário: 20:00
Duração: 96 min.
Preço: R$ 42,00 a R$ 295,00
Adicionar ao calendário

Programa

ALEXANDER SCRIABIN Sinfonia nº 5, Op. 60 – Prometeu, o poema do fogo ALEXANDER SCRIABIN Sinfonia nº 4, Op. 54 – O poema do êxtase IGOR STRAVINSKY A sagração da primavera

A música francesa e a sua rica orquestração marcam presença mais uma vez na Temporada, agora na companhia de Pierre Bleuse, violinista e maestro francês que é diretor musical da Sinfônica de Odense, na Dinamarca, e do Ensemble Intercontemporain. Ele nos traz leituras de peças do início do século XX que foram fundamentais para a mudança da linguagem musical, lançando as bases para o Modernismo que viria a seguir.

Alexander Scriabin foi o compositor russo mais eminente de sua geração. Contemporâneo de Debussy, foi um dos artesãos da emancipação da linguagem harmônica em relação aos limites tonais. Em suas primeiras obras era marcante a influência de Chopin e Wagner, mas a partir de 1907 ele se libertou conscientemente e edificou seu próprio universo sonoro. O Poema do êxtase, é das primeiras obras manifestas dessa nova trajetória, que acabou desaguando em Prometeu: o poema do fogo, concluído em 1910, no qual o universo harmônico de Scriabin já está perfeitamente constituído.

O programa se encerra com uma obra que, em 1913, balançou de vez as estruturas da música ao ser estreada em Paris: A sagração da primavera, balé composto por Igor Stravinsky. Blocos sonoros, polirritmia e um intenso uso da percussão foram utilizados para contar a história de um ritual de sacrifício da Rússia pagã.

Libras

O intérprete da Língua Brasileira de Sinais estará posicionado no palco garantindo a acessibilidade do concerto para pessoas com deficiência auditiva

Audiodescrição

Audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos nos concertos. O recurso consiste em um narrador que descreve simultaneamente todas as informações que podem ser compreendidas visualmente, como figurinos, efeitos especiais, informações sobre o ambiente, descrição de gestos, créditos e legendas.