Nenhum resultado foi encontrado.
Confira os termos da sua busca e tente novamente.


Abaixo, alguns dos itens mais buscados:

Ops! Parece que algo saiu errado.
Ocorreu um erro ao fazer a busca.
Por favor, tente novamente em alguns instantes.
Mais buscados
A obra "Caminhante sobre o mar de névoa", pintura a óleo de 1818 do artista alemão Caspar David Friedrich

Voltar

A escalada rumo ao topo com Richard Strauss

Compartilhar
Tom Borrow
piano
corpo artístico
Diretor Musical e Regente Titular
Local: Sala São Paulo
Data: qui., 16 de maio de 2024
Horário: 20:30
Duração: 85 min.
Preço: R$ 39,60 a R$ 271,00
Adicionar ao calendário

Programa

VALERIE COLEMAN Umoja – Anthem of unity [Hino da união] LUDWIG VAN BEETHOVEN Concerto para piano nº 2 em Si bemol maior, Op. 19 RICHARD STRAUSS Sinfonia alpina, Op. 64

Valerie Coleman é uma figura de destaque no cenário musical norte-americano. Flautista e compositora, fundou o quinteto de sopros ImaniWinds. Nos últimos anos, seu trabalho premiado tem rendido frutos: foi escolhida uma das “35 melhores compositoras” pelo The Washington Post e nomeada Mulher Clássica do Ano de 2020 pelo Performance Today, programa de música clássica mais ouvido nos EUA. Umoja é um hino cujo título vem da palavra suaíli para “unidade”. A obra existe para diversas formações, e em 2019 recebeu uma versão orquestral a pedido da Orquestra da Filadélfia.

A música dessa mulher norte-americana do século XXI convive com a de dois grandes nomes da tradição germânica: Beethoven e Richard Strauss. Tom Borrow volta ao palco da Sala São Paulo para interpretar o Concerto para piano nº 2 de Beethoven.

O programa se encerra com a Sinfonia alpina, de Richard Strauss que, a despeito do nome, pode ser colocada ao lado de seus poemas sinfônicos, que levaram adiante um conceito criado por Franz Liszt e que influenciaram compositores de diversas partes do mundo, como o brasileiro Villa-Lobos. Encarada dessa forma, a Alpina é seu último poema sinfônico e requer um enorme conjunto orquestral para retratar, em música, um período de 24 horas na montanha, descrevendo uma subida ao topo e o retorno.