Portugués Inglés Español

No se encontraron resultados.
Revisa los términos de tu búsqueda e inténtalo de nuevo.


A continuación, algunos de los términos más buscados:

Ops! Parece que algo saiu errado.
Ocurrió un error al realizar la búsqueda.
Por favor, intenta de nuevo en unos momentos.
Más buscados
Ruben Araújo

Integrante da Osesp desde: março de 2003.
Obra favorita: Vespro della Beata Vergine SV 206, de Claudio Monteverdi.

Natural de Santana dos Matos, no Rio Grande do Norte, o tenor Ruben Araújo mudou-se para São Paulo em 1992. Em 2002, concluiu o bacharelado em canto pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, atual Centro Universitário FIAM-FAAM, onde estudou com Carmo Barbosa. Lá, foi aluno de Abel Rocha e posteriormente, aluno particular Eiko Senda. Também fez aulas com o tenor Luiz Tenaglia, antes de se especializar em canto barroco com Dominique Moati , Anne-Marie Auger, Nicolau Figueiredo, Mário Videla, Marius von Altena, Peter Schreier entre outros. Grande admirador da música antiga, fez masterclasses desse repertório com o grande tenor alemão Peter Schreier, com o regente alemão Helmuth Rilling e com Nicolau de Figueiredo, cravista brasileiro que deu aulas no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris.

Sua ampla e diversificada vivência coral abrange as experiências junto aos grupos universitários CORALUSP e Coral UNIFESP, bem como sua atuação como cantor do Audi Cœlum, coro de música sacra, do Americantiga, conjunto de música antiga luso-brasileira e hispano-americana, e de Os Músicos de Cappella, grupo de músicos especializados em instrumentos antigos. Com o Audi Cœlum, foi solista nas obras Vespro Della Beata Vergine, de Monteverdi e Requiem, de Andre Campra, e com o Americantiga, teve papel de destaque na obra Missa a 5 vozes, de Andre da Silva Gomes. Também solou a obra Missa em Si Menor, de Bach, com a tradicional Camerata Antiqua de Curitiba. Junto ao Coro da Osesp, solou no conjunto sacro Vespro della Beata Vergine SV 206, de Claudio Monteverdi, na Petite Messe Solenelle, de Gioachino Rossini, e na sinfonia dramática Romeu e Julieta Op. 17, de Hector Berlioz. Também desempenhou papel solista nas montagens para concerto pela Osesp das óperas Salomé Op. 54, Elektra Op. 58 e O Cavaleiro da Rosa Op. 59, de Richard Strauss. Em 1999 participou do Sétimo Encontro de Música Antiga, parte da XVII Oficina de Música de Curitiba, solando a obra Cantata 80, de Bach, no concerto de encerramento do evento.

Com o Americantiga Coro e Orquestra de Câmara, sob direção de Ricardo Bernardes, gravou os CDs Música Brasileira e Portuguesa do Século XVIII (1998) e André Da Silva Gomes: Missa a 5 Vozes (2004), este último com participação do Conceito Barroco, e ambos por selos independentes. Com Anna Maria Kieffer e o grupo Anima, lançou o CD Teatro do Descobrimento (Akron, 1999) e, com o Coro da Osesp, gravou Canções do Brasil (Biscoito Fino, 2010) e Aylton Escobar: Obras para Coro (Selo Digital Osesp, 2013), ambos regidos por Naomi Munakata, José Maurício 250 (Selo Digital Osesp, 2017), sob a direção de Valentina Peleggi e Carlos Alberto Figueiredo, Heitor Villa-Lobos: Choral Transcriptions (Naxos, 2019), sob a batuta de Valentina Peleggi, e Rossini: Petite Messe Solenelle (Selo Digital Osesp, 2023), sob direção de Thomas Blunt.

Participa ainda do Canto et Corda, quinteto vocal composto por membros do Coro da Osesp, pelo teorbista Fábio Vianna Peres e pela gambista Iara Ungarelli dedicado à interpretação de madrigais renascentistas.

Dos diversos momentos especiais com o grupo, lembra-se com emoção de quando participou da versão de concerto da ópera Salomé Op. 54, de Richard Strauss, em agosto de 2008, em montagem dirigida por John Neschling, com participação de Susan B. Anthony no papel-título, a cantora alemã Gabriele Schnaut interpretando Herodíades e os norte-americanos Thomas Moser e Alan Titus respectivamente como Herodes e Iokanaan. Também recorda vivamente dos concertos de ano novo realizados pela Osesp e seu Coro em 31 de dezembro de 2008 e 1º de janeiro de 2009. Na ocasião, o grupo se apresentou sob a batuta de John Neschling. Com programa variado e festivo, a primeira récita foi gravada pela TV franco-alemã Arte e a segunda récita transmitida, pelo mesmo canal, para 14 países europeus e, pela TV Cultura, para o Brasil. Os concertos contaram ainda com a participação da Banda Mantiqueira, liderada pelo saxofonista e clarinetista Nailor Proveta, e da cantora Mônica Salmaso.

Formado em medicina pela Universidade de Pernambuco, fez especialização em neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Ruben exerce hoje as duas profissões paralelamente.