Pelo segundo ano consecutivo, a Osesp é uma das indicadas ao International Classical Music Awards (ICMA), um dos mais importantes prêmios internacionais de música sinfônica. Novamente, nossa Orquestra concorre na categoria “Concertos”, desta vez com o álbum Francisco Mignone – Concertos and Concertinos.
No ano passado, a Osesp foi indicada por Villa-Lobos Cello Concertos, álbum em que interpreta três obras de Heitor Villa-Lobos, ao lado do violoncelista Antonio Meneses (que faleceu em agosto deste ano) e sob regência de Isaac Karabtchevsky.
Gravado na Sala São Paulo entre 2021 e 2022, com produção, engenharia e edição de Ulrich Schneider, Concertos and Concertinos reúne quatro obras do compositor paulista Francisco Mignone (1897-1986), um dos maiores nomes da música sinfônica brasileira. As peças foram interpretadas pela Osesp ao lado dos solistas Fabio Zanon (violão), Emmanuele Baldini (violino), Ovanir Buosi (clarinete) e Alexandre Silvério (fagote), sob regência dos maestros Giancarlo Guerrero e Neil Thomson.
Este trabalho faz parte da série A Música do Brasil, que integra o projeto Brasil em Concerto, uma parceria do Instituto Guimarães Rosa, órgão de cultura do Ministério das Relações Exteriores, com três orquestras brasileiras — além da Osesp, fazem parte as Filarmônicas de Minas Gerais e de Goiás —, com a Academia Brasileira de Música e com o selo Naxos.
A premiação
O International Classical Music Awards (ICMA) premia anualmente os melhores artistas e gravações do gênero ao redor do mundo. Entre as 374 produções de áudio e vídeo indicadas neste ano, de 117 gravadoras, estão solistas, grupos, regentes e orquestras renomados, além de diversos jovens músicos, muitos deles concorrendo pela primeira vez. Para ver a lista completa, clique aqui.
Os vencedores serão anunciados em 11 de dezembro. Enquanto torce pela Orquestra, aproveite para ouvir novamente o disco nas principais plataformas de streaming ou em edição física, que pode ser encontrada na Loja Clássicos, no piso térreo da Sala. E boa sorte para nossos músicos!