Portugués Inglés Español

No se encontraron resultados.
Revisa los términos de tu búsqueda e inténtalo de nuevo.


A continuación, algunos de los términos más buscados:

Ops! Parece que algo saiu errado.
Ocurrió un error al realizar la búsqueda.
Por favor, intenta de nuevo en unos momentos.
Más buscados
A foto em preto e branco mostra a cidade de Nova York vista de cima.

Volver

Para ouvir as Américas

corpo artístico
Diretor Musical e Regente Titular
Tom Borrow
piano
Local: Sala São Paulo
Fecha: qui., 9 de maio de 2024
Horario: 20:30
Duración: 90 min.
Precio: R$ 39,60 a R$ 271,00
Agregar al calendario

Programa

CHARLES IVES Central Park in the dark [Central Park no escuro]
LUDWIG VAN BEETHOVEN Concerto para piano nº 1 em Dó maior, Op. 15
HEITOR VILLA-LOBOS Uirapuru
EDGARD VARÈSE Amériques (1929)

Retratar o continente americano é o tema compartilhado por três obras desse surpreendente programa. O norte-americano Charles Ives, o brasileiro Heitor Villa-Lobos e o francês Edgard Varèse estão entre os principais nomes da composição na primeira metade do século XX, e suas obras estarão na turnê internacional que a Osesp realiza no segundo semestre de 2024.

Ives escreveu Central Park in the dark em 1906 com a intenção de que ela fosse, em suas palavras, “uma imagem dos sons da natureza e dos acontecimentos que os homens ouviriam [...] quando sentados num banco do Central Park em uma noite quente de verão”. Varèse, que passou grande parte da vida nos EUA, gostava de enfatizar o ritmo e o timbre em suas composições e escreveu Amériques para grande orquestra, incluindo um extenso naipe de percussão e sirenes, com a intenção de ser um retrato vívido da cidade de Nova York. A estreia francesa de Amériques aconteceu em 1929 em Paris, num concerto em que também era ouvido pela primeira vez o poema sinfônico Amazonas, de Villa-Lobos. Alguns anos depois, em 1935, o brasileiro estrearia Uirapuru, outro poema sinfônico, que procurava retratar em sons a lenda do pássaro encantado da Amazônia.

Complementa o programa o Concerto para piano nº 1 de Beethoven, que será interpretado por Tom Borrow. Este é o primeiro dos concertos que Borrow, Artista em Residência da Temporada, faz junto da Osesp em 2024. Com apenas 23 anos, o israelense tem conquistado a crítica internacional desde que substituiu de última hora Khatia Buniatishvili com a Filarmônica de Israel.

Descargar notas del programa
Libras

El intérprete de la Lengua de Señas Brasileña estará posicionado en el escenario garantizando la accesibilidad del concierto para personas con discapacidad auditiva.

Audiodescripción

Audiodescripción Es un recurso de accesibilidad que amplía la comprensión de las personas con discapacidad visual, intelectual, dislexia y ancianos en los conciertos. El recurso consiste en un narrador que describe simultáneamente toda la información que puede ser comprendida visualmente, como trajes, efectos especiales, información sobre el ambiente, descripción de gestos, créditos y subtítulos.