Português English Español

No results were found.
Check your search terms and try again.


Below are some of the most searched items:

Ops! Parece que algo saiu errado.
An error occurred while performing the search.
Please try again in a moment.
Most searched
Jean-Guihen Queyras está com a cabeça apoiada em seu violoncelo de olhos fechados. Ele é um homem branco, de cabelo escuro, e veste uma blusa preta.

Go back

Temporada Osesp: Thierry Fischer e Jean-Guihen Queyras

corpo artístico
Diretor Musical e Regente Titular
Jean-Guihen Queyras
violoncelo

Programa

PYOTR ILYICH TCHAIKOVSKY Variações sobre um tema rococó, Op. 33
PYOTR ILYICH TCHAIKOVSKY Andante Cantabile
ANTON BRUCKNER Sinfonia nº 4 em Mi bemol maior – Romântica

Eleito Artista do Ano pelos leitores do Diapason e Melhor Solista Instrumental pelas Victoires de la Musique Classique, Jean-Guihen Queyras distingue-se por seu ecletismo musical. Solista de longa data do Ensemble Intercontemporain, trabalhou intimamente com Pierre Boulez. Neste programa, no entanto, o artista, que já colaborou com a Osesp em outras ocasiões, volta-se para o repertório romântico.

A primeira parte do programa explora joias que não integram o catálogo de obras sinfônicas de grande escala de Tchaikovsky. Escrito em 1871, o seu Quarteto de cordas nº 1 foi bem recebido, com elogios especiais ao Andante cantabile, para o qual o compositor adaptou a melodia folclórica Canção dos barqueiros do Volga. O movimento acabou ganhando vida própria e, separado do Quarteto, é ouvido com frequência. Em 1888, Tchaikovsky arranjou-o para violoncelo e orquestra de cordas. Poucos anos depois do Quarteto, e antes de tornar-se um compositor consagrado, Tchaikovsky escreveu uma série de variações, para violoncelo e pequena orquestra, a partir de um tema antigo. Esse era um tipo de composição popular à época e servia para a exibição dos dotes técnicos de um solista. Nascia assim outra obra que conquistaria grande popularidade: as Variações sobre um tema rococó.

Já a segunda parte do programa tem uma das sinfonias mais executadas de Bruckner, a nº4. A obra foi escrita no mesmo período em que as peças de Tchaikovsky eram compostas e, ainda que com características profundamente românticas, a música de Bruckner é um elo entre Schubert, Mahler e a Segunda Escola de Viena.

Download program notes
Brazilian Sign Language

We understand the importance of accessibility and inclusion in cultural events, which is why we are committed to ensuring that everyone can fully enjoy the magic of live music.

Audiodescription

Audiodescription It is an accessibility feature that enhances understanding for people with visual, intellectual, dyslexic disabilities, and the elderly at concerts. The feature involves a narrator who simultaneously describes all information that can be visually perceived, such as costumes, special effects, information about the environment, description of gestures, credits, and subtitles.