Português English Español

No results were found.
Check your search terms and try again.


Below are some of the most searched items:

Ops! Parece que algo saiu errado.
An error occurred while performing the search.
Please try again in a moment.
Most searched
A imagem mostra um piano sendo tocado por duas mãos. O piano é preto, e as teclas brancas intercaladas por teclas pretas menores.

Go back

Festival Schubert com Paul Lewis

Paul Lewis
piano
Venue: Sala São Paulo
Date: dom., 13 de outubro de 2024
Time: 18:00
Duration: 113 min.
Price: R$ 39,60 a R$ 132,00
Add to calendar

Programa

FRANZ SCHUBERT Sonata nº 15 em Dó maior, D 840 FRANZ SCHUBERT Sonata nº 13 em Lá maior, D 664 FRANZ SCHUBERT Sonata nº 16 em lá menor, D 845

Depois de dois recitais no primeiro semestre, o inglês Paul Lewis volta ao palco da Sala São Paulo para dar continuidade ao ciclo das sonatas de Franz Schubert. O fato de muitas destas obras terem ficado incompletas faz com que as numerações nem sempre coincidam. Este é o caso das três apresentadas neste programa, que estão entre as mais apreciadas do ciclo, e que podem também ser encontradas sob outros números.

Os dois primeiros andamentos — Moderato e Andante — da Sonata D. 840 estão completos, mas os outros dois — Menuetto e Rondo — foram deixados em estado fragmentário. Houve tentativas de reconstrução deles por compositores posteriores, mas a maioria dos pianistas prefere tocar apenas os andamentos que foram completados por Schubert. No concerto de Lewis, teremos a oportunidade de ouvir a obra em sua totalidade.

Datada de 1819, a D. 664 pode ser vista como a derradeira sonata de juventude, ou a primeira de seu período intermediário. Foi escrita durante as férias de verão (na qual também surgiu seu famoso quinteto A Truta), o que talvez explique sua luminosidade e seu frescor. Com apenas três movimentos concisos, é a mais direta e econômica das sonatas de Schubert.

Em 1825, o compositor saía de um momento pessoal difícil, mas ao mesmo tempo renovava seu interesse pelo piano. Nesse ano, escreveu os dois movimentos que compõem a sonata D. 840, além de outras duas joias: a Sonata D. 845 e a Sonata D. 850, que encerra o programa. Trata-se de uma obra grandiosa, em quatro movimentos e com mais de meia hora de duração, e que parece indicar que Schubert entrava em uma nova fase de amadurecimento musical e pessoal.

Download program notes
Brazilian Sign Language

We understand the importance of accessibility and inclusion in cultural events, which is why we are committed to ensuring that everyone can fully enjoy the magic of live music.

Audiodescription

Audiodescription It is an accessibility feature that enhances understanding for people with visual, intellectual, dyslexic disabilities, and the elderly at concerts. The feature involves a narrator who simultaneously describes all information that can be visually perceived, such as costumes, special effects, information about the environment, description of gestures, credits, and subtitles.