Português English Español

No results were found.
Check your search terms and try again.


Below are some of the most searched items:

Ops! Parece que algo saiu errado.
An error occurred while performing the search.
Please try again in a moment.
Most searched
A foto em preto e branco mostra a cidade de Nova York vista de cima.

Go back

Para ouvir as Américas

corpo artístico
Diretor Musical e Regente Titular
Tom Borrow
piano
Accessibility:
Venue: Sala São Paulo
Date: sáb., 11 de maio de 2024
Time: 16:30
Duration: 90 min.
Price: R$ 39,60 a R$ 271,00
Add to calendar

Programa

CHARLES IVES Central Park in the dark [Central Park no escuro]
LUDWIG VAN BEETHOVEN Concerto para piano nº 1 em Dó maior, Op. 15
HEITOR VILLA-LOBOS Uirapuru
EDGARD VARÈSE Amériques (1929)

Retratar o continente americano é o tema compartilhado por três obras desse surpreendente programa. O norte-americano Charles Ives, o brasileiro Heitor Villa-Lobos e o francês Edgard Varèse estão entre os principais nomes da composição na primeira metade do século XX, e suas obras estarão na turnê internacional que a Osesp realiza no segundo semestre de 2024.

Ives escreveu Central Park in the dark em 1906 com a intenção de que ela fosse, em suas palavras, “uma imagem dos sons da natureza e dos acontecimentos que os homens ouviriam [...] quando sentados num banco do Central Park em uma noite quente de verão”. Varèse, que passou grande parte da vida nos EUA, gostava de enfatizar o ritmo e o timbre em suas composições e escreveu Amériques para grande orquestra, incluindo um extenso naipe de percussão e sirenes, com a intenção de ser um retrato vívido da cidade de Nova York. A estreia francesa de Amériques aconteceu em 1929 em Paris, num concerto em que também era ouvido pela primeira vez o poema sinfônico Amazonas, de Villa-Lobos. Alguns anos depois, em 1935, o brasileiro estrearia Uirapuru, outro poema sinfônico, que procurava retratar em sons a lenda do pássaro encantado da Amazônia.

Complementa o programa o Concerto para piano nº 1 de Beethoven, que será interpretado por Tom Borrow. Este é o primeiro dos concertos que Borrow, Artista em Residência da Temporada, faz junto da Osesp em 2024. Com apenas 23 anos, o israelense tem conquistado a crítica internacional desde que substituiu de última hora Khatia Buniatishvili com a Filarmônica de Israel.

Download program notes
Brazilian Sign Language

We understand the importance of accessibility and inclusion in cultural events, which is why we are committed to ensuring that everyone can fully enjoy the magic of live music.

Audiodescription

Audiodescription It is an accessibility feature that enhances understanding for people with visual, intellectual, dyslexic disabilities, and the elderly at concerts. The feature involves a narrator who simultaneously describes all information that can be visually perceived, such as costumes, special effects, information about the environment, description of gestures, credits, and subtitles.