PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
  • 2020 | SSP Digital na Osesp
MÚSICA NA CABEÇA: LIVES DA OSESP | BEETHOVEN 250

As três próximas lives da série Música na Cabeça são dedicadas a Ludwig van Beethoven, que tem seus 250 anos celebrados ao redor do mundo em 2020. Confira os temas, datas e convidados que estarão ao vivo conosco:

 

14 de julho, 19h
A dimensão da obra de Ludwig van Beethoven por Jorge de Almeida, Doutor em Filosofia e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP. É também autor de Crítica Dialética em Theodor Adorno: Música e Verdade nos Anos Vinte, Editora Ateliê, e de vários ensaios sobre Música, Literatura e Filosofia.

 

 

21 de julho, horário a ser anunciado
Os violinistas Emmanuele Baldini (spalla da Osesp) e Luíz Fïlíp Coelho (membro da Filarmônica de Berlim) falam sobre as emblemáticas seis últimas peças escritas por Beethoven para a mais tradicional formação camerística, o Quarteto de Cordas.

 

28 de julho, 19h
Arnaldo Cohen (pianista e professor da Universidade de Indiana/ EUA), em conversa com Leandro Karnal (membro do Conselho Consultivo da Fundação Osesp), fala sobre as Sonatas de Beethoven para o piano.

 

As lives acontecem sempre às terças-feiras, no Facebook, no Instagram e no YouTube.

WORK IN PROGRESS: POR DENTRO DA OSESP | EPISÓDIO 3

 

Em 2018, a série Work in Progress mergulhou nos bastidores da Osesp enquanto a Orquestra e Marin Alsop preparavam Uma Vida de Herói, poema sinfônico de Richard Strauss. Com produção da Prodigo Films para o canal Arte 1, foram ao todo seis episódios, que você assiste em nossos canais entre 1º de julho e 5 de agosto. Cada um deles será exibido uma única vez, sempre às 19h30 – saindo do ar imediatamente depois.

 

O episódio que você confere nesta quarta, 15 de julho, é especialmente dedicado às madeiras e tem como protagonistas Joel Gisiger (Oboé Solista) e Francisco Formiga (Fagote). Temos ainda nosso chefe da equipe de Montagem, Rodrigo Batista. Colaboram também Reinaldo Renzo, fisioterapeuta e professor da Técnica Alexander; José Augusto Nepomuceno, consultor de acústica do projeto de restauro da Sala São Paulo; e John Neschiling, Diretor Artístico e Regente Titular da Osesp entre 1997 e 2008. Nos minutos finais, os fagotistas Arion Liñarez, Francisco Formiga e Romeu Rabelo tocam em um "palco" inusitado.

Work in Progress é uma série produzida pela Prodigo Films para o canal Arte 1, aos quais a Fundação Osesp agradece gentilmente pela autorização recebida para exibirmos esse conteúdo. A temporada dedicada à Osesp foi exibida pela primeira vez entre 12 de julho e 16 de agosto de 2018.

CORO DA OSESP APRESENTA: "SUÍTE NORDESTINA", ARRANJO DE RONALDO MIRANDA

 

São Paulo é a maior cidade nordestina fora do Nordeste. É especialmente para os milhões de maranhenses, cearenses, potiguares, paraibanos, pernambucanos, piauienses, alagoanos, sergipanos e baianos que vivem na capital paulista que o Coro da Osesp interpreta a Suíte Nordestina. A peça reúne quatro canções folclóricas com arranjo de Ronaldo Miranda, interpretadas por nossos músicos, cada um na sua casa, sob regência de William Coelho.

 

A música é também uma homenagem a Naomi Munakata, que, de 1995 a 2013, foi Regente Titular do Coro, tornando-se Regente Honorária em 2014. Com ela, o Coro da Osesp gravou a Suíte Nordestina álbum Canções do Brasil (2010) — a obra estava entre as que a maestrina mais gostava de reger, e, por isso, foi a escolhida pelos próprios músicos para este vídeo. Naomi nos deixou no 26 de março de 2020, por complicações em decorrência da Covid-19.

ATENDIMENTO FUNDAÇÃO OSESP
90 DIAS UNIDOS (VIRTUALMENTE) PELA MÚSICA

Em 15 de junho, completamos 90 dias fisicamente distantes de vocês, mas nem por isso deixamos de estar juntos.

 

Em três meses, colocamos no ar 444 publicações nas mídias sociais da Osesp e da Sala São Paulo – Youtube, Facebook, Instagram e Twitter. Em meio a todos esses conteúdos, você pôde assistir a 28 gravações do Acervo Osesp, 8 concertos na íntegra e 31 vídeos feitos em casa pelos músicos da Orquestra e do Coro.

 

Esses 67 vídeos foram vistos 821.920 vezes nos canais onde foram postados na íntegra. Só no Youtube, foram 47.984 horas de vídeos visualizadas – isso daria 1.999 dias de música sem parar feita por nossos corpos artísticos e convidados. 

 

Leia aqui alguns números sobre os conteúdos digitais publicados.
Os dados foram coletados entre 16 de março e 15 de junho de 2020.

 

Seguimos em isolamento social, ainda que sem nunca termos nos sentido de fato sós. Isso se deve a cada um de vocês! A Fundação Osesp, seus corpos artísticos, equipes técnica e administrativa e conselheiros agradecem.