Em caso de mudança de repertório ou artista, não serão efetuadas devoluções de ingressos de assinaturas, mas sim oferecidas alternativas de trocas por outros concertos. A devolução de valores pagos acontece apenas em caso de cancelamento de programa.
O "Concerto nº 20" de Mozart por Cristian Budu
Programa
EMILIE MAYER Abertura nº 1 em ré menor WOLFGANG AMADEUS MOZART Concerto para piano nº 20 em ré menor, KV 466 RICHARD STRAUSS Sinfonia doméstica, Op. 53
O maestro alemão Marc Albrecht volta a colaborar com a Osesp, interpretando um repertório germânico que inclui mais uma obra da compositora Emilie Mayer. Desta vez, ouviremos a Abertura ré menor, a primeira dentre as suas várias no gênero.
Escrito em 1785, o Concerto para piano nº 20 de Mozart era uma obra admirada pelo jovem Ludwig van Beethoven, que o tinha em seu repertório pianístico. Neste programa, ele será defendido por Cristian Budu, uma grande referência dentre os músicos brasileiros de sua geração.
Encerram as apresentações a Sinfonia doméstica. Embora Richard Strauss a tenha classificado nesse gênero, a obra não deixa de guardar semelhanças com seus admirados poemas sinfônicos. Se a Sinfonia alpina narra 24h de uma excursão pelos Alpes, aqui, temos a ilustração sinfônica do dia a dia da própria família do compositor, estruturada em quatro movimentos. Strauss dedicou a obra a sua “querida esposa e filhos”.
Mais informações
Nos concertos sinfônicos e corais, a Sala São Paulo é dividida em seis setores: Plateia Central, Plateia Elevada, Balcão Mezanino, Camarote Mezanino, Camarote Superior e Coro (disponível sempre quando não usado em performances sinfônico-corais).
Já nos recitais com solistas e concertos de grupos de câmara, os intérpretes ficam de frente para o setor Coro e há também assentos sobre o palco.
Confira os mapas de assentos para:
Os assentos de obesos e cadeirantes são vendidos somente pelo telefone (11) 3777-9721, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
A Osesp realiza concertos com audiodescrição e intérprete em Libras — utilize os filtros de programação para ver a agenda completa. Confira também os recursos de acessibilidade da Sala São Paulo:
Dispositivos Piso Tátil (alerta e direcional); Corrimãos; Alerta em braile; Bebedouros acessíveis.
Tratamento de desníveis Rampas no Boulevard, no Foyer e na Guarita (localizada na entrada da rua Mauá).
Deslocamentos Elevadores semi-panorâmicos no Foyer; Faixa elevada para travessia de pedestres (lombo-faixa); Plataforma Elevatória no Restaurante e na Loja da Sala.
Sala de Concertos Assentos para pessoas obesas (14 lugares) | Térreo, Mezanino e Piso Superior; Área para cadeirante (15 lugares) | Térreo e Mezanino.
Espaços Banheiros adaptados para pessoas com deficiência; Vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência; Um camarim adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Telefones celulares, relógios digitais e demais aparelhos sonoros devem permanecer desligados durante os concertos. Não é permitido gravar ou fotografar durante as apresentações. Em caso de descumprimento das regras, nossa equipe de indicadores está treinada para fazer abordagens apenas nas pausas dos movimentos ou nos intervalos entre as obras do programa, para que a movimentação não atrapalhe ainda mais o evento.
Não determinamos ao público nenhum traje específico. O mais importante é que você se sinta confortável em sua vinda e que aproveite ao máximo a experiência de assistir a um concerto.
Uma das matérias-primas da música clássica é o silêncio. Desligue seu celular ou coloque-o no modo avião; deixe para fazer comentários no intervalo entre as obras ou ao fim; evite tossir em excesso. A experiência na sala de concertos é coletiva, e essa é uma das belezas dela.
O consumo de comida e bebida, incluindo água, não é permitido no interior da Sala de Concertos. Há áreas especialmente dedicadas a isso, como o Bar-café e o Restaurante. Chegue com antecedência para o evento e aproveite para degustar!
A classificação etária sugerida para os concertos da Osesp é de sete anos, já que nesta idade as crianças costumam apresentar uma capacidade de concentração mais desenvolvida. Aconselhamos a escolha de programas que não ultrapassem os 60 minutos de duração e assentos próximos as saídas. Nos Matinais em manhãs de domingo, a classificação é livre.
Universitários de graduação e pós-graduação podem assistir gratuitamente aos concertos da Temporada Osesp. Para participar, basta preencher o formulário online. Os cadastrados são informados por e-mail toda vez que houver disponibilidade de ingressos, e podem retirar sua entrada (limitada a um ingresso por pessoa) pela internet. No dia do concerto, é necessário apresentar o documento estudantil como comprovante.
Para proteção de seus visitantes e do patrimônio público, o Complexo Júlio Prestes, que abriga a Sala São Paulo, cumpre todas as normas vigentes de segurança contra incêndios e acidentes.
Entre os equipamentos de segurança, estão 273 detectores de fumaça, 170 extintores de incêndio, 55 hidrantes, 60 botoeiras de acionamento manual de alarme contra incêndio, brigada de incêndio treinada com 72 integrantes, bombeiro civil alocado 24 horas, rede de sprinklers (chuveiros automáticos), sistema de proteção contra descargas atmosféricas e tratamento ignifugante em superfícies inflamáveis. Todo o material é revisado periodicamente e os atestados de funcionamento estão rigorosamente em dia.
A Fundação Osesp possui apólices de seguros contra danos patrimoniais e de responsabilidade civil, além de cobertura de danos ao próprio edifício. Contamos ainda com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Alvará de Funcionamento (AFLR) atualizados.