veja esse e-mail online Facebook Twitter Youtube
Newsletter Maio 8ª Edição
Edição Anterior | Confira a programação completa

MARKUS STENZ REGE RAVEL, SCHUBERT, GUARNIERI, ENTRE OUTROS, EM DUAS SEMANAS SEGUIDAS À FRENTE DA OSESP

Foto: Markus Stenz

Em agosto, o regente alemão Markus Stenz estará à frente da Osesp por duas semanas seguidas. Pela primeira vez com a Orquestra, Stenz é regente titular da Orquestra Filarmônica da Rádio da Holanda e principal regente convidado da Sinfônica de Baltimore. Já regeu as filarmônicas de Munique, Berlim, Londres e Los Angeles, além das sinfônicas de Viena, Boston, Chicago, entre outras.

Na primeira semana, 4, 5 e 6/ago, ele regeu a Sinfonia nº7, de Hans Werner Henze – ao que tudo indica, pela primeira vez no Brasil.

Na segunda parte, a Osesp tocou duas obras de Ravel: Shéhérazade, com a mezzo soprano Denise de Freitas como solista convidada e o Bolero, de 1928.

Este programa foi dedicado à memoria da mezzo soprano Stella Doufexis [1968-2015].

Esta semana, 11, 12 e 13/ago, Stenz rege Os Elementos: O Caos, do compositor barroco Jean-Féry Rebel e o Concerto nº4 Para Piano e Orquestra, de Camargo Guarnieri, com o solista Paulo Álvares.

Na segunda parte, a Osesp toca a abertura Mar Calmo, Viagem Próspera, de Mendelssohn-Bartholdy, e a Sinfonia nº8, de Schubert.
 
O público poderá acompanhar, quinta-feira [11/ago], às 10h, o Ensaio Aberto da Orquestra, com ingressos a R$ 10,00.

MASTERCLASSES OSESP

Foto: Arte Masterclass

Confira o cronograma de masterclasses gratuitas que acontecem em agosto, na Sala São Paulo.

08/AGO SEG 14H – PAULO ÁLVARES (PIANO)
28/AGO DOM 16H – JOEL GISIGER (OBOÉ)
31/AGO QUA 10H – GEOFFROY JOURDAIN (REGÊNCIA CORAL)

As Masterclasses Osesp oferecem a estudantes e profissionais de música a oportunidade de aprimorar sua técnica e são abertas a todos os interessados.

Inscreva-se!

SOLISTAS DA OSESP: QUINTETO DE FAGOTES

Criado em 2011, o Quinteto de Fagotes da Osesp, reúne os integrantes do naipe de fagotes da Osesp: Alexandre Silvério, Filipe de Castro, Francisco Formiga, José Arion Liñarez e Romeu Rabelo.

Pela série “Solistas da Osesp”, o grupo faz dois concertos, um na quinta, 11/08, às 19h, e outro no sábado, 13/08, às 14h45, na Sala do Coro, em programa que inclui a estreia de uma obra do compositor brasileiro Roberto Sion, especialmente encomendada pela Osesp.

O recital abre com Quatro Peças Brasileiras, de Francisco Mignone.

Em seguida, o Quinteto toca a inédita Pinacoteca – Sete Gravuras Sonoras, de Roberto Sion, com as peças “Carnaval em Madureira”, “A Hora da Música”, “Praia de Botafogo”, “Crianças”, “Ventania”, “Aos Pés da Cruz” e “Batuque”, inspiradas em pinturas homônimas que integram o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Ao final, o Quinteto interpreta Quadros de uma Exposição, de Mussorgsky com arranjo de Jean-Christophe Dassonville.

A Osesp, em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, convida o público desses concertos a visitar o acervo do museu e conhecer as sete obras que inspiraram Roberto Sion na composição de Pinacoteca – Sete Gravuras Sonoras. Basta apresentar o canhoto do ingresso na entrada da Pinacoteca. Válido até 14 de agosto de 2016.


11 AGO QUI 19H
13 AGO SÁB 14H45

QUINTETO DE FAGOTES DA OSESP
ALEXANDRE SILVÉRIO
JOSÉ ARION LIÑAREZ
FILIPE DE CASTRO
FRANCISCO FORMIGA
ROMEU RABELO

FRANCISCO MIGNONE
Quatro Peças Brasileiras
ROBERTO SION
Pinacoteca – 7 Gravuras Sonoras [ENCOMENDA OSESP, ESTREIA MUNDIAL]
MODEST MUSSORGSKY
Quadros de uma Exposição [ARRANJO DE JEAN-CHRISTOPHE DASSONVILLE]

CONCERTOS A PREÇO POPULAR | OSESP NOS PRINCIPAIS FESTIVAIS DE MÚSICA DA EUROPA

Foto: Arte Concertos Internacionais

De 22 a 26 de agosto, a Osesp realiza uma série de concertos internacionais. A Orquestra foi convidada a participar de três dos maiores festivais de música da Europa.

Serão quatro concertos comandados pela diretora musical e regente titular Marin Alsop, nesta que já pode ser considerada uma das mais significativas conquistas da trajetória da Osesp. A semana inclui duas grandes estreias – no Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia (22/ago), e no Festival de Verão de Lucerna, na Suíça (26/ago) –, além do retorno, após quatro anos, ao prestigiado Festival BBC Proms, em Londres, Inglaterra, apresentando dois concertos na mesma data (24/ago), um dentro da programação normal e outro na cultuada sessão Late Night Proms. Neste, a Osesp faz uma parceria inédita com a Orquestra Jazz Sinfônica: os dois grupos tocam juntos um repertório que reúne obras de Pixinguinha, Dominguinhos e Tom Jobim, entre outros, num panorama compacto de 100 anos de Música Popular Brasileira.

Antes de embarcar, a Osesp apresenta o repertório dos concertos internacionais na Sala São Paulo! Na quarta-feira, 17/ago, às 19h30 e às 22h, com ingressos a R$ 15,00 por concerto. Imperdível!

Confira a programação completa aqui.

GEOFFROY JOURDAIN REGE O CORO DA OSESP| 28 AGOSTO, 16H

Foto: Geoffroy Jourdain

Pela primeira vez na Sala São Paulo, o maestro francês Geoffroy Jourdain estará a frente do Coro da Osesp no domingo, 28/ago, às 16h.

Geoffroy Jourdain iniciou seus estudos em Musicologia na Sorbonne (Paris) e teve mentores como Patrick Marco e Pierre Cao. Foi diretor do Coral da Orquestra de Paris e é fundador e diretor musical do Le Cris Paris, grupo vocal de música contemporânea.

No programa, obras de Ravel, Hersant, Messiaen, Dusapin, Fénelon e Florentz.



A programação está sujeita a alterações.


Os concertos da Osesp contam com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.

Para não receber mais Newsletters da Osesp.

Para saber mais sobre a OSESP.
Indique alguém para receber esta Newsletter.