Temporada 2018
junho
s t q q s s d
<junho>
segterquaquisexsábdom
2829303112 3
45 6 7 8 9 10
11 1213 14 15 16 17
181920 21 22 23 24
2526 27 28 29 301
2345678
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
NOTÍCIAS






 
PARTICIPE DA LEITURA PÚBLICA COM O CORO DA OSESP NO DIA 10/JUN | GRATUITO
23/mai/2018

No Concerto Matinal de 10/jun, às 11h, o Coro da Osesp, sob o comando de sua Regente Titular, Valentina Peleggi, fará mais uma edição da sua tradicional Leitura Pública. Neste tipo de apresentação, qualquer pessoa que tenha ingresso pode subir ao palco e cantar lado a lado com nossos músicos.

 

O concerto é gratuito e o repertório será composto por Gloria em Ré Maior, de Vivaldi, dois trechos do Réquiem, de Mozart, e O Messias: Aleluia, de Händel. Para participar, basta trazer as partituras já impressas (disponíveis para download aqui).

 

Os interessados podem participar também do aquecimento vocal com o Coro da Osesp, que pela primeira vez será aberto ao público. A preparação ocorrerá das 9h45 às 10h30, no palco da Sala São Paulo.

 

Confira o programa completo do Matinal aqui.

 
INTERDIÇÃO DE VIAS NA REGIÃO DA SALA SÃO PAULO DURANTE A VIRADA CULTURAL | 19 E 20/MAIO
17/mai/2018
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai bloquear vias da capital paulista durante o próximo fim de semana [sáb e dom, 19 e 20/maio] para a realização da Virada Cultural Municipal. 
 
No dia 19/maio, a partir das 17h, toda a extensão da Av. Rio Branco no sentido Centro até a Av. Duque de Caxias será bloqueada. O desvio dessa região ocorrerá pelas ruas Mauá, Santa Ifigênia e do Seminário até a Av. Prestes Maia em ambos sentidos (Norte ou Sul). A previsão de liberação dos bloqueios está programada para às 20h, do domingo [20/maio]
 
Confira mais informações no mapa da CET.
 
COMUNICADO OFICIAL | CANCELAMENTO DE SOLISTA
11/mai/2018

O violinista Pekka Kuusisto não poderá se apresentar com a Osesp nos concertos dos dias 24, 25 e 26 de maio. O programa, que será regido por Marin Alsop, permanece inalterado, contando com a solista Baiba Skride no Concerto Para Violino em Ré Maior, de Stravinsky. A masterclass programada para o dia 25 de maio, com Kuusisto, está cancelada.

 

Baiba Skride é vencedora do Concurso Rainha Elisabeth (2001), já se apresentou com as Filarmônicas de Berlim e de Londres e participou pela primeira vez como convidada da Osesp em 2015. Sua gravação do Concerto Para Violino de Stravinsky (selo Orfeu, Orquestra Nacional da BBC do País de Gales/Thierry Fischer regente) foi premiada pelas revistas BBC Music e Gramophone.

 
VALENTINA PELEGGI É ESCOLHIDA COMO ARTISTA EM ASCENSÃO PELA BBC MAGAZINE
09/mai/2018

A Regente em Residência da Osesp, Valentina Peleggi, foi citada na edição de abril da BBC Magazine como um dos três artistas em ascensão em 2018, ao lado da violinista americana Tessa Lark e do vibrafonista britânico Lewis Wright. Confira aqui.

 

Valentina é Regente Titular do Coro da Osesp e Regente em Residência da Osesp no biênio de 2017-2018. Após atuar em 2016 como Regente Assistente, professora da classe de regência na Academia da Osesp e preparadora do Coro, finalizou o ano aclamada pela crítica, recebendo o Prêmio de Melhor Regente do Ano pela APCA.

 

Recentemente, Valentina foi a ganhadora da bolsa de regência Charles Mackerras da Opera Nacional Inglesa (ENO), para as temporadas 2018/19 e 2020/21, além de ter ganhado o prêmio de regência do Festival Internacional de Campos de Jordão (2014) e a Taki Concordia Conducting Fellowship (2015-7). 

 

Atualmente, ela também é regente honorária do Coro da Universidade de Florença e Diretora Musical Convidada do Theatro São Pedro (São Paulo), para as Temporadas 2018 a 2021.

 
AUDIÇÃO PARA TENOR – CORO DA OSESP
07/mai/2018

Sempre que necessário, a Fundação Osesp realiza audições para preencher seu quadro de músicos contratados. Desta vez, é o Coro da Osesp que está com uma vaga aberta para compor o naipe de tenores do grupo.


O prazo de inscrições começa hoje (7/mai) e vai até o dia 08 de junho. As instruções para participar do processo seletivo estão disponíveis na página de audições e os candidatos pré-selecionados serão anunciados no dia 11 de junho.


No dia 25, será realizada na Sala São Paulo a prova presencial composta por três fases, todas no mesmo dia, nos períodos da manhã e da tarde. O resultado final será divulgado no dia 26 aqui em nosso site.


Se você tem interesse em participar, leia atentamente o edital de seleção e boa sorte!

 
TV CULTURA EXIBE CONCERTO DE ABERTURA DA TEMPORADA OSESP NESTE SÁBADO
18/abr/2018

O programa Clássicos, da TV Cultura, transmite neste sábado (21/abr), às 22h, o concerto de abertura da Temporada Osesp 2018. Sob a batuta da regente titular, Marin Alsop, a Orquestra interpreta a Sinfonia nº 7 em Mi Menor, de Gustav Mahler, apresentada no começo de março, na Sala São Paulo.

 

Segundo a diretora da Orquestra Barroca da UNIRIO, Laura Rónai, a Sinfonia nº 7 continua sendo ainda hoje a obra mais polêmica do compositor. “Longa, ambiciosa, audaciosa (...), revolucionária exploração de sonoridades, movimentos aparentemente desconexos (apesar de uma simetria geral que organiza a estrutura), não é peça fácil, que agrada de imediato.”

 

Ela explica que, embora as sinfonias de Mahler que a precedem tenham um programa relativamente simples de seguir, a 7ª não conta uma história linear, e exige do ouvinte imaginação e concentração. Contudo, de acordo com a diretora, para nós, que vivemos em uma época que valoriza a fragmentação e a simultaneidade, talvez “a própria falta de homogeneidade e o excesso de informações constituam atrativo especial”.

O programa Clássicos, exibe semanalmente grandes concertos ou produções documentais sobre algum aspecto da música. Conhecedor ou não da linguagem musical, o telespectador entra em contato com as mais importantes orquestras do mundo, sempre dirigidas por maestros famosos e com solistas renomados.

 
CONCERTO DIGITAL EM 360º E REALIDADE VIRTUAL
22/mar/2018

A Osesp fez sua primeira transmissão ao vivo da Temporada 2018, direto da Sala São Paulo no dia 22 de março.

 

A partir desta Temporada, o Concerto Digital conta com a tecnologia de 360º e Realidade Virtual. O espectador pode navegar livremente pela cena, utilizando o cursor, a tela touch ou os óculos especiais para Realidade Virtual, e assistir ao concerto de maneira única, imersiva, ao lado dos músicos e em lugares onde seria impossível até mesmo para uma câmera convencional.


O programa, regido pela nossa Titular e Diretora Musical, Marin Alsop, teve no repertório obras de Beethoven e contou com a participação do pianista Nikolai Lugansky.

 

A transmissão ao vivo foi simultânea aqui e nos canais oficiais da Osesp no Facebook e Youtube e as gravações continuam disponíveis para quem perdeu ou quiser rever.

 

Confira mais detalhes do programa aqui.

 
FUNDAÇÃO OSESP ADERE À CAMPANHA “CULTURA GERA FUTURO”
09/mar/2018

A Fundação Osesp é uma das entidades que se comprometeram a apoiar à campanha Cultura gera Futuro, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC). Em suas ações, o projeto pretende mobilizar toda a produtividade do setor cultural do país.

 

Um país vocacionado para as atividades criativas: esse é o Brasil retratado na campanha. Por meio de diferentes meios de comunicação, o Ministério da Cultura buscará mobilizar a sociedade em torno do tema, que apresenta a Cultura como ativo de imenso potencial: gera emprego, renda e inclusão social, e tem papel fundamental na promoção de um desenvolvimento mais justo e sustentável.

 

A campanha chama a atenção para o fato de que, além da dimensão simbólica e do impacto na constituição da identidade nacional, na formação do capital humano e no estímulo à diversidade e à tolerância, a cultura é um setor estratégico da economia de qualquer país.

 

O setor cultural e criativo tem hoje um impacto significativo na economia e grande potencial de contribuir ainda mais para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. As atividades criativas respondem por 2,64% do PIB do Brasil, colocando-se entre os dez maiores setores econômicos do país. Com 200 mil empresas e instituições, o setor gera cerca de um milhão de empregos diretos. Além disso, estudos apontam um crescimento médio das atividades criativas de 4,6% ao ano – mais do que o dobro da previsão de crescimento da economia brasileira.

 

Nesse contexto, os mecanismos de fomento do setor cultural, especialmente a Lei Rouanet, assumem papel estratégico não apenas como propulsores do segmento criativo, mas como instrumentos de desenvolvimento econômico do país.

Um dos grandes destaques da campanha é o site #CulturaGeraFuturo, voltado para o tema da economia criativa no Brasil, com notícias, histórias de quem faz cultura no Brasil, agenda de eventos e cursos. Lá é possível conferir o vídeo do nosso Diretor Executivo, Marcelo Lopes.

 

As pessoas também podem acompanhar a campanha por meio de perfis no Facebook, Twitter e Instagram.

 
CONFIRA OS PRÉ-APROVADOS PARA AS AUDIÇÕES PRESENCIAS DE TENOR DO CORO DA OSESP
05/mar/2018

Confira abaixo os candidatos aprovados na pré-seleção para a vaga de cantor no naipe de Tenor do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Os candidatos pré-aprovados participarão da prova presencial a ser realizada no Complexo Cultural Julio Prestes, localizado na Praça Julio Prestes, n.º 16 – 2º andar, na Sala do Coro.

 

A prova presencial é composta de três fases e ocorrerá no dia 12 de março:

 

PRIMEIRA FASE: Teste de solfejo (à primeira vista), além da apresentação de um exercício melódico e rítmico (vocalise) disponibilizado para os candidatos pré-aprovados. Esta fase é eliminatória.


SEGUNDA FASE: Teste vocal – apresentação das três obras executadas nos links enviados para a pré-seleção. Esta fase é seletiva e eliminatória.


TERCEIRA FASE: Teste de conjunto – os candidatos, nesta fase, apresentarão peças em conjunto, possibilitando a avaliação de suas vozes dentro dos naipes e do coro.

 

Após o término de cada fase, o resultado das performances dos candidatos será divulgado pessoalmente pela Gerência do Coro a cada candidato.

 

Lista de pré-aprovados:
1 – Arthur Felipe Raymundo
2 – Carlos Rafael Porto
3 – Daniel Bertholdo
4 – Daniel José Ferreira Moreira Rangel
5 – David dos Santos Medrado
6 – Endrigo de Freitas Rodrigues
7 – Erickson Luiz de Melo Nunes
8 – Lucas Alves Damasceno
9 – Micael Jonathas Coutinho Oliveira
10 – Miquéias Braga Pereira
11 – Murilo de Souza Pereira
12 – Robson Barbosa B. da Conceição
13 – Rodrigo Andrade Maia Prado
14 – Samuel Lopes da Silva
15 – Thiago dos Santos Gomes Soares

 
TV CULTURA EXIBE EM MARÇO QUATRO CONCERTOS DA OSESP
01/mar/2018

programa Clássicos, da TV Cultura, transmite em março uma série de concertos da Osesp, gravados durante a Temporada 2017 e o Festival Viva Villa!, realizado este ano na Sala São Paulo. A programação irá ao ar em quatro sábados deste mês (dias 3, 10, 24 e 31 de março), sempre às 21h35.

 

No primeiro evento, transmitido no dia 3, a Orquestra interpreta obras de Heitor Villa-Lobos, com a regência de Isaac Karabtchevsky. O repertório completo da apresentação traz a Sinfonia nº 1 (1º Movimento | Allegro assai moderato), a Sinfonia nº 4 (3º Movimento | Andante) e a Sinfonia nº 6.

 

No dia 10 de março, é a vez da regente titular Marin Alsop acompanhar a Osesp na apresentação da Sinfonia nº 9 em Ré Maior, de Gustav Mahler. 

 

Já no dia 24, o repertório da noite será dedicado exclusivamente ao compositor Antonín Dvorák. A Orquestra, a regente Nathalie Stutzmann e o violoncelista Antonio Meneses interpretam o Concerto para Violoncelo em Si menor, Op. 104 e a Sinfonia nº 7 em Ré Menor, Op. 70, do compositor checo.

 

Por fim, para encerrar as transmissões de março, no dia 31, a TV Cultura traz outra apresentação do Festival Viva-Villa!. A Orquestra e o Coro da Osesp, sob a batuta do regente Isaac Karabtchevsky, tocam as Sinfonias nº 2 (2º Movimento | Allegretto scherzando), nº 9 (2º Movimento) e nº 10 (1º Movimentoo | Allegro), além do Choros nº 10 - Rasga o Coração - todas de Heitor Villa-Lobos.

 

O programa Clássicos, exibe semanalmente grandes concertos ou produções documentais sobre algum aspecto da música. Conhecedor ou não da linguagem musical, o telespectador entra em contato com as mais importantes orquestras do mundo, sempre dirigidas por maestros famosos e com solistas renomados.

 

Não percam!