Temporada 2022
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h

Alterações nos programas de dezembro da Osesp
15/nov/2022

Nosso Diretor Musical Thierry Fischer não poderá estar conosco nos três últimos programas do ano devido a uma pequena, mas inadiável cirurgia. Desta forma, algumas alterações foram necessárias a fim de acomodar as mudanças de maestros e, consequentemente, de repertórios. “Não poder estar com vocês para reger os concertos incríveis planejados para dezembro me deixa imensamente triste, mas sei que estarão nas ótimas mãos dos colegas Ira Levin, Gilbert Varga e Christopher Allen. Estou muito animado para me reencontrar com todos em março de 2023, quando vou dirigir a nossa Osesp na Terceira Sinfonia de Mahler e na Quinta de Sibelius, além de todos os programas maravilhosos que a próxima temporada nos reserva”, escreveu Thierry.

Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, receberemos Ira Levin. O maestro já dirigiu os teatros municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro e o Teatro Nacional, em Brasília, além de ter sido Regente Convidado Principal do Teatro Colón, em Buenos Aires. Já esteve no pódio de orquestras como a Gewandhaus de Leipzig e a Staatskapelle de Dresden e gravou com a Sinfônica de Londres e com a Orquestra Nacional da Escócia. Seguimos com o pianista convidado Andreas Haefliger, que tocará o Concerto nº 1 de Brahms no lugar da peça de Dieter Ammann originalmente programada. O Prelúdio à Sesta de um Fauno de Debussy e as Bachianas Brasileiras nº 2 de Villa-Lobos serão tocados conforme planejado.

Dias 8, 9 e 10, nossa Orquestra estará sob regência de Gilbert Varga. O húngaro-britânico já foi Regente Principal Convidado da Sinfônica de Malmö, Diretor Musical da Orquestra Nacional Basca e Regente Principal da Sinfônica de Taipei, dentre outros muitos cargos. Atuou com diversas orquestras, como as de Paris e da Filadélfia, a Filarmônica de Oslo e a Sinfônica de Sydney, além da própria Osesp. A violinista Baiba Skride seguirá interpretando o Concerto de Korngold, e a peça Le Boeuf sur le Toit, de Milhaud, também será mantida. No lugar da Terceira de Sibelius, o público ouvirá as duas suítes de Peer Gynt, de Grieg.

Encerrando a Temporada 2022, em 15, 16, 17 e 18, daremos as boas-vindas a Christopher Allen. Vencedor da The Sir Georg Solti Conducting Award de 2017 e do Bruno Walter Conducting Award and Memorial Career Grant de 2016, o jovem maestro norte-americano tem sido especialmente elogiado por suas colaborações no universo do teatro lírico — regeu, por exemplo, as óperas de Los Angeles, da Filadélfia, de Atlanta e de Chicago, as óperas nacionais Inglesa, de Washington e da China. Allen fará sua estreia com a Osesp dirigindo a Nona Sinfonia de Beethoven.

Mudanças na diretoria e nova governança na Fundação Osesp
27/out/2022

Após 13 anos dedicados à construção de uma programação de alto nível, ao incentivo à música brasileira e a dar um sentido de curadoria a todas as atividades da Fundação Osesp, Arthur Nestrovski deixará a Direção Artística da instituição. “A decisão vinha sendo amadurecida há um bom tempo, em conversas com o presidente do Conselho de Administração, Pedro Parente, e com o Diretor Executivo, Marcelo Lopes. É hora de a instituição renovar as reservas de energia para tocar o projeto, que exige uma infinita carga de dedicação”, afirma Nestrovski, em carta que pode ser lida na íntegra aqui.

NOVA ESTRUTURA
A conclusão do ciclo de Nestrovski coincide com um momento em que a Osesp se orienta a novos objetivos e permite uma reorganização de sua governança a fim de atingi-los.

A partir da Temporada 2024, as decisões relativas à programação artística passarão à liderança direta de Thierry Fischer, que incorporará parte das atividades da atual Diretoria Artística a seu escopo como Diretor Musical e Regente Titular da Osesp. Sob a gestão de Fischer, a construção da programação e escolha dos convidados levará em conta sua visão sobre repertórios, estilos e competências que, a seu ver, enriquecerão a capacidade musical da Orquestra e demais corpos artísticos.

Caberá a Fischer articular e implementar a visão de longo prazo para todos os corpos artísticos da Fundação. As demais atividades da Direção Artística serão distribuídas entre Fischer e sua equipe e Marcelo Lopes e o time da Direção Executiva, com intensa colaboração em frentes como os Programas Educacionais e projetos de difusão pelo estado.

HOMENAGEM AO ENCERRAMENTO DE CICLO E PASSAGEM DE BASTÃO
Como forma de marcar a conclusão do ciclo de Nestrovski e comemorar as conquistas de seus 13 anos como Diretor Artístico, Fischer dedicará o concerto de encerramento da Temporada (18/dez) ao colega, em que regerá a Nona Sinfonia de Beethoven.

ASSINE A TEMPORADA 2023
17/out/2022

Seja um Assinante Osesp e garanta um ano inteiro de música sem fronteiras, em pacotes cheios de benefícios.

CONFIRA A TEMPORADA 2023 AQUI

As vendas de Assinaturas são divididas em três etapas: Renovação, Troca e Novas Assinaturas. Confira os detalhes da terceira fase:

NOVAS ASSINATURAS FIXAS

De 7 de novembro a 29 de dezembro

Compre um ou mais pacotes de Assinaturas, sendo possível escolher entre as séries de concertos Sinfônicos, do Coral, Quinteto e Recital.

FAÇA SUA ASSINATURA FIXA AQUI

NOVAS ASSINATURAS FLEXÍVEIS

De 16 de novembro a 29 de dezembro

Você cria sua própria série – com no mínimo quatro apresentações – selecionando entre concertos Sinfônicos, do Coro e Quinteto Osesp e dos Recitais, com programas, datas, cadeiras e horários que preferir, de acordo com seus favoritos. Fique à vontade para imaginar seu ano sem fronteiras com a Osesp. Mas, caso precise de uma ajuda, veja nossas sugestões de pacotes possíveis

FAÇA SUA ASSINATURA FLEXÍVEL AQUI

Atenção: se você é Assinante em 2022 e perdeu o prazo para renovar, entre em contato conosco! O seu lugar ainda pode estar livre para que você o adquira para 2023.

IMPORTANTE:

- A venda de Assinaturas Flexíveis para os concertos de 26, 27, 28 e 29/10/2023 iniciará em breve. Pedimos que aguarde, por gentileza.

- Os assinantes que possuem crédito conosco podem utilizá-los na renovação ou aquisição de novas assinaturas. Para isso, basta inserir o CPF do titular no campo de cupom de desconto ao fim da compra;

- Pela primeira vez, os assinantes podem nomear suas cadeiras para acompanhantes. Essa operação é opcional;

Ouça de sua casa a estreia da Osesp no Carnegie Hall
13/out/2022

No dia 14 de outubro, às 20h, nossa estreia histórica no palco do Carnegie Hall será transmitida ao vivo na Rádio MEC e na WQXR – New York's Classical Music Radio Station, rádio de Nova York especializada em música clássica. O concerto mostra nossos músicos em "Sheherazade", de Korsakov, e em peças do maior compositor brasileiro, Villa-Lobos, incluindo o "Concerto para Harmônica", com José Staneck como solista, e o “Choros n° 10”, com o Coro.

Caso não possa se juntar a nós, não se preocupe: no dia seguinte (15), às 16h, a Rádio Cultura exibe a gravação da apresentação. Confira abaixo como sintonizar os canais pelo rádio ou diretamente nos sites:

14/out, às 20h (horário do Brasil)

📻Rádio MEC
Rio de Janeiro 99,3 FM e 800 AM • Belo Horizonte 87,1 FM• Brasília 87,1 FM e 800 AM
radiomec.ebc.com.br

📻WQXR | New York's Classical Music Radio Station
WQXR 105.9 FM (EUA)
wqxr.org

15/out, às 16h

📻Rádio Cultura
103.3 FM
cultura.uol.com.br/radio/

NOVO CURSO DA ACADEMIA DA OSESP: REDAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL
01/out/2022

A partir do primeiro semestre de 2023, a Academia da Osesp oferece mais um curso: o de Redação e Crítica Musical. Com duração de 12 meses, o programa inteiramente gratuito é destinado a jovens de 16 a 35 anos interessados na capacitação da escrita de textos ligados à música de concerto. Os participantes serão orientados por Arthur Nestrovski – Diretor Artístico da Fundação Osesp – e pelo professor convidado Jorge de Almeida, em aulas de introdução ao pensamento crítico, história e estética musical, observação de orquestra, entre outras.

As inscrições estão abertas entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, e o processo seletivo inclui a produção de textos, entrevista e prova de proficiência em teoria musical. Saiba mais AQUI.

Temporada 2023 | Sem Fronteiras
28/set/2022

A Temporada Osesp 2023 – Sem Fronteiras já está no ar! A programação para o próximo ano contará com 32 programas sinfônicos de assinatura na Sala São Paulo, com ao menos três concertos por semana. Somando as séries da Orquestra, do Coro da Osesp, a agenda de recitais e os concertos do novo Quinteto Osesp (em ano sabático do Quarteto Osesp), veremos mais de 150 apresentações ao longo de 2023.

O Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, comanda 12 programas – serão cerca de 40 concertos. A Temporada começa oficialmente no dia 02/mar com a Sinfonia nº 3 de Gustav Mahler, com Coros da Osesp, Acadêmico e Infantil, mais a soprano sueca Anna Larsson.

CICLOS
Dentre os ciclos do ano, destacam-se Rachmaninov 150 anos, com o Artista em Residência Stephen Hough tocando as obras para piano e orquestra do compositor russo; Ligeti 100 Anos, que apresenta cinco peças do húngaro György Ligeti; pela segunda vez um ciclo dedicado a um único instrumento, Violoncelo em Foco, com sete grandes nomes (entre eles, Gautier Capuçon, Jean-Guihen Queyras e Sheku Kanneh-Mason); Jean Sibelius e Henri Dutilleux como as Escolhas do Maestro Thierry Fischer para o ano; e uma maratona de Ludwig van Beethoven, a Beethoven-Fest, que recria o programa do lendário concerto realizado pelo compositor alemão em Viena, em dezembro de 1808.

ARTISTAS
Receberemos mais de 60 artistas convidados, entre brasileiros (como o pianista Fabio Martino e o maestro José Soares) e estrangeiros (como a Regente de Honra Marin Alsop, entre tantos outros). O Músico Homenageado da Temporada será o spalla dos Segundos Violinos da Osesp, Adrian Petrutiu, e celebraremos também as cinco décadas de Elizabeth Del Grande como timpanista da Orquestra. Diversas estreias de obras encomendadas, e gravações da Osesp para o selo Naxos, tornarão o ano ainda mais rico.

ASSINATURAS
Você pode garantir um ano de música Sem Fronteiras antecipado em pacotes de Assinaturas cheios de benefícios. As renovações para assinantes atuais começam dia 17 de outubro, e as novas assinaturas poderão ser adquiridas a partir de 07 de novembro. As vendas terminam dia 31 de dezembro de 2022.

Confira o Livro da Temporada 2023 AQUI.

Inscrições para os Coros Infantil e Juvenil foram prorrogadas até o dia 15 de setembro
05/set/2022

Alô, famílias! As inscrições para os Coros Infantil e Juvenil da Osesp foram prorrogadas até o dia 15 de setembro. Para o Coro Infantil, podem se inscrever crianças de 7 a 13 anos. Para o Juvenil, adolescentes e jovens de 13 a 20 anos. As aulas acontecem duas vezes por semana, no período da tarde. Confira o edital completo e realize a inscrição do seu filho!

👧 Coro Infantil
Para as meninas – de 7 a 13 anos
Para os meninos – de 7 a 12 anos
Aulas: terça-feira, das 14h às 16h
sexta-feira, das 14h às 16h
Maestro Teruo Yoshida

🧑 Coro Juvenil
Para as meninas – de 14 a 20 anos
Para os meninos – de 13 a 20 anos
Aulas: terça-feira, das 14h30 às 16h30 e das 16h30 às 17h30
quinta-feira, das 14h30 às 16h30
Maestro Marcos Thadeu

Vagas abertas para as Classes de Instrumento e Canto da Academia de Música da Osesp
19/ago/2022

A Academia de Música da Osesp está com vagas abertas para as Classes de Instrumento (clarinete, percussão, piano, viola e violino) e Canto (soprano, contralto, tenor e baixo) — ambas reconhecidas como curso técnico.

Neste ano temos uma novidade: ofereceremos 16 bolsas filantrópicas a alunos de baixa renda.

Pré-requisitos para a inscrição:

- Podem participar alunos brasileiros e estrangeiros em situação regular e com residência fixa no Brasil, com idade entre 16 e 27 anos (Classe de Instrumento) e 18 anos e 35 anos (Canto), completos até a data limite das inscrições.
- Na primeira fase é preciso enviar o currículo, a ficha de inscrição preenchida e uma gravação em vídeo de acordo com as especificações do edital.

- É necessário dedicação exclusiva e disponibilidade para aulas e atividades pedagógicas nos períodos matutino, vespertino e noturno.

📚Bolsas Filantrópicas

Serão oferecidas 16 vagas para candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal per capita que não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo nacional vigente.

💰 A Fundação Osesp oferece auxílio financeiro como ajuda de custo para alimentação e transporte a todos os alunos matriculados. Os candidatos aprovados para bolsas filantrópicas receberão um complemento de 20% no valor previsto no edital.

Saiba mais AQUI.

OSESP LEVA A FLORESTA AMAZÔNICA E A MÚSICA BRASILEIRA PARA SUA ESTREIA NO CARNEGIE HALL, EM NOVA YORK
13/ago/2022

A Osesp, sob a batuta de sua Regente de Honra, Marin Alsop, leva dois grandes tesouros brasileiros – a Floresta Amazônica e o compositor Heitor Villa-Lobos – para o Carnegie Hall, em Nova York, nos dias 14 e 15/out. Esta será a primeira vez que uma orquestra brasileira fará parte da programação oficial deste mítico palco da música clássica. Nessa passagem pelos Estados Unidos, a Osesp ainda se apresenta em outros dois ótimos teatros: dia 10/out, no Helzberg Hall (Kansas City, Missouri); e dia 12/out, no The Music Center at Strathmore (North Bethesda, Maryland).

Os concertos terão programas distintos: nos dias 12 e 15/out será apresentada a Floresta Villa-Lobos [The Amazon Concert], grande tributo à natureza brasileira e também ao nosso maior compositor, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), com peças do modernista intercaladas por obras de compositores brasileiros – todas inspiradas, mais ou menos diretamente, na nossa natureza e sem intervalos entre elas. Em diálogo com Villa, teremos Clarice Assad, Edino Krieger, Almeida Prado, Marco Antonio Guimarães, Tom Jobim e Philip Glass, o único estrangeiro do grupo. Um filme inédito foi especialmente concebido pelo carioca Marcello Dantas, premiado curador multidisciplinar e artista visual. Também terão destaque nos concertos o Coro da Osesp, a pianista da Osesp, Olga Kopylova, e a soprano ítalo-brasileira Camila Titinger.

Frame do filme que acompanhará a versão orquestral de Boto, de Tom Jobim (Marcello Dantas/Magnetoscópio)

Já no dia 14/out, a Osesp convida o solista José Staneck (harmônica) e novamente o Coro da Osesp para interpretar uma seleção de obras de Villa-Lobos – o “Prelúdio” da Bachianas Brasileiras nº 4, o Concerto para Harmônica e o Choros nº 10. Na primeira parte desse programa, a Orquestra toca Sheherazade, obra essencial do repertório sinfônico, escrita pelo russo Nikolai Rimsky-Korsakov (o concerto do dia 10/out, em Kansas City, não terá a participação do Coro da Osesp). Esta apresentação faz parte do International Festival of Orchestras, série de assinaturas do Carnegie Hall que, na Temporada 2022-23, trará também as Filarmônicas de Berlim, de Viena e de Helsinque, e a Sinfônica da Cidade de Birmingham.

A Osesp e a São Paulo Cia. de Dança se apresentam juntas em setembro
08/ago/2022

A Osesp e a São Paulo Cia. de Dança estarão juntas no palco da Sala São Paulo em setembro! Celebrando os 100 anos da Semana de Arte Moderna, o espetáculo “Noite Villa-Lobos” será inteiramente dedicado ao mais modernista dos compositores brasileiros. Com a nossa Orquestra, sob regência de Roberto Tibiriçá, a SPCD apresenta duas coreografias. De Miriam Druwe, teremos Di, inspirada nas telas de Di Cavalcanti e em diálogo com o Choros nº 6.  A segunda delas é do carioca Juliano Nunes, feita especialmente para a ocasião, e tem como trilha a Bachianas Brasileiras nº 8 — consagrado em palcos internacionais, será a estreia de Juliano criando para uma companhia brasileira. O programa também conta com o Choros nº 4, tocado por Luiz Garcia, José Costa Filho e Luciano Amaral (trompas) e Darrin Coleman Milling (trombone baixo), e o Choros nº 5 – Alma Brasileira, interpretado pela pianista Olga Kopylova. Os ingressos já estão disponíveis AQUI.

🎼 Noite Villa-Lobos: Osesp, Roberto Tibiriçá (regente) e São Paulo Cia. de Dança

⏰📆 15, 16, 17 e 18 de setembro (quinta e sexta às 20h30, sábado às 16h30 e domingo às 18h)

🗺️ Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16)

🎟️ Ingressos: R$ 50 a R$ 230 (valores inteiros). Garanta o seu AQUI.