PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16

4. Com fuoco
(30 min)
__________________
As apresentações e toda a produção envolvida nessas transmissões seguem as medidas de isolamento social e higiene necessárias à contenção da propagação da Covid-19 e à preservação da saúde e segurança de todos os músicos e demais funcionários da Fundação Osesp.

Desde a suspensão das atividades presenciais, em 14 de março, a Fundação Osesp tem mantido e preparado a Sala São Paulo para o retorno do público. Há uma programação de retomada, que vai sendo ajustada conforme a evolução da pandemia e as orientações dos órgãos de saúde. A Fundação está pronta para receber o público na Sala, assim que permitido por todas as instâncias governamentais.

Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

#AOVIVO Coro da Osesp — Concerto em Homenagem a Naomi Munakata

Ave Maria [1965]

Sabiá, Coração de uma Viola [1971]
__________________

#AOVIVO Orquestra e Coro da Osesp se apresentam ao vivo nesta sexta, 25 de setembro
20/set/2020

A história do Coro da Osesp se confunde com a história de Naomi Munakata. Ela assumiu o posto de Regente Titular do grupo em 1995, um ano após sua criação, seguiu ocupando o cargo até 2013, passando a Regente Honorária em 2014. Naomi faleceu em 26 de março deste ano, por complicações em decorrência da Covid-19. É a ela que o nosso Coro dedica o concerto que transmitimos ao vivo, direto do palco da Sala São Paulo, nesta sexta-feira, 25 de setembro, às 21h. O programa, sob regência de William Coelho, traz algumas das peças que Naomi mais gostava de reger, como a Ave Maria de Aylton Escobar e o Madrigal de Fauré.

Antes que as vozes ganhem a Sala, das 19h às 20h, teremos uma apresentação da Osesp, que, sob regência de Neil Thomson, interpretará obras de Beethoven e Nepomuceno. Em 2020, celebramos o aniversário de 250 anos de Beethoven e lembramos o centenário de morte de Nepomuceno. As transmissões acontecem no YouTube, Facebook e Instagram.

NEIL THOMSON

BEETHOVEN | Abertura Leonora nº 2, Op. 72a
NEPOMUCENO | Sinfonia em Sol Menor

CORO DA OSESP
WILLIAM COELHO
DANIEL GONÇALVES piano

BRAHMS | Três Quartetos, Op. 64
FAURÉ | Madrigal, Op. 35
FAURÉ | Pavane, Op. 50
FAURÉ | Cantique de Jean Racine
VILLA-LOBOS | Pater Noster
VILLA-LOBOS | Ave Maria
ESCOBAR | Agnus Dei
ESCOBAR | Ave Maria
ESCOBAR | Sabiá, Coração de Uma Viola

Lamentamos o falecimento de Jean-Noël Saghaard
20/set/2020

A Fundação Osesp lamenta a morte de Jean-Noël Saghaard, falecido ontem, 20 de setembro. Ele foi Principal Flauta da Osesp por mais de duas décadas e ajudou a formar gerações de músicos no Brasil, país que adotou em 1968. Deixamos aqui os depoimentos de três de seus alunos, hoje membros da nossa Orquestra, e do Diretor Executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes.

“Eu fui aluna do Jean-Noël desde o meu início na flauta até o final dos meus estudos aqui no Brasil. Ele foi minha referência e incentivo, me fez amar a flauta e sonhar com a França. No Brasil, ele foi o professor de toda uma geração. Foi responsável por trazer e desenvolver Escola Francesa de Flauta aqui, de uma importância ímpar. Já na Osesp, ele ficou mais de 20 anos ocupando a cadeira de Primeira Flauta. Para mim é um orgulho imenso e uma responsabilidade, como aluna dele, ocupar o lugar que ele ocupou durante tantos anos”.

Cláudia Nascimento | Flauta Solista da Osesp

“O professor Saghaard formou e foi também referência de várias gerações de flautistas que estão aí hoje. É o meu caso. Eu o conheci ouvindo seu lindo som nos concertos da antiga Osesp, o procurei para ter aula e, na época, como eu já havia terminado a faculdade de Música, ele me aceitou como aluna ouvinte na Escola Municipal, onde era professor. Muito incentivador, a primeira vez que toquei na Osesp foi ao seu lado, como segunda flauta convidada na Sagração da Primavera, de Stravinsky, com o maestro Eleazar de Carvalho regendo. Tempos de novas oportunidades e muito aprendizado pelos quais terei gratidão eterna!”
Fabíola Alves | Flauta/Piccolo da Osesp

“Jean-Noël foi nosso professor — meu, da Cláudia e da Fabíola. O Sávio [também membro do naipe de Flautas da Osesp] teve aulas com ele nos festivais de Campos do Jordão. Ele é um importante nome da música clássica brasileira a partir da década de 1970 e formou inúmeros flautistas desde sua chegada ao Brasil em 1968. Foi Primeira Flauta da Osesp por 25 anos e uma referência de excelência de músico de orquestra no país. Suas interpretações da integral das Sonatas de Bach marcaram a nossa cena musical. Tive uma relação de aluno, depois de colega de trabalho e também de amigo. Jean-Noël e Terezinha, sua esposa, são meus padrinhos de casamento. Tocar ao seu lado na Osesp foi sempre uma continuação do aprendizado em sala de aula. Um som marcante e particular, nobre e muito bonito. Impressionava a todos. Um verdadeiro representante da assim chamada Escola Francesa de flauta!! Serei eternamente devedor a ele”.
José Ananias | Flautista da Osesp

“Jean-Noël foi um artista de extrema musicalidade e um ícone da Osesp nos anos 1980 e 1990. Sua excelente formação e experiência beneficiou gerações de flautistas brasileiros”.
Marcelo Lopes | Diretor Executivo da Fundação Osesp

#AOVIVO Osesp, Emmanuele Baldini (direção musical e violino) e Horácio Schaefer (viola) | Obras de Mozart e Haydn
15/set/2020

Enquanto ainda não é possível retomarmos as atividades com público na Sala São Paulo, seguimos fazendo música ao vivo para você, transmitida diretamente da nossa casa para a sua. Nesta sexta, 18 de setembro, seremos essencialmente clássicos: teremos a Sinfonia nº 93, de Haydn, e a Sinfonia Concertante, de Mozart — esta com Emmanuele Baldini (violino) e Horário Schaefer (viola) como solistas, ambos membros da Osesp. Baldini também é o responsável pela direção do programa.

Estaremos ao vivo às 19h no YouTube, Facebook e Instagram

| PROGRAMA|
EMMANUELE BALDINI
direção musical e violino
HORÁCIO SCHAEFER viola

Wolfgang Amadeus MOZART [1756-1791]
Sinfonia Concertante em Mi bemol maior, KV 364 [1779]
1. Allegro majestoso
2. Andante
3. Presto
(30 min)

Joseph HAYDN [1732-1809]
Sinfonia nº 93 em Ré Maior [1885]
1. Adagio. Allegro assai
2. Largo cantabile
3. Menuetto. Trio
4. Finale: Presto ma non tropo
(21 min)

Música na Cabeça: Lives da Osesp | Sinfonias de Villa-Lobos
13/set/2020

Dez terças-feiras depois, chegamos ao último encontro da nossa série de lives. Nesta terça, 15 de setembro, às 19h, Heitor Villa-Lobos e suas Sinfonias são os assuntos da conversa com o maestro Isaac Karabtchevsky e Antonio Carlos Neves Pinto (Coordenador do Centro de Documentação da Osesp) com Arthur Nestrovski e Marcelo Lopes, respectivamente o Diretor Artístico e Diretor Executivo da Fundação Osesp. Eles falam sobre a gravação, realizada ao longo de seis anos, do ciclo completo das Sinfonias de Villa-Lobos para o selo Naxos, projeto que é um marco na música de concerto brasileira na última década. Além dos álbuns, as partituras foram revisadas e lançadas pela Editora Osesp.

#AOVIVO Osesp e Ira Levin | Obras de Mendelssohn e Brahms
09/set/2020

| PROGRAMA |
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – OSESP
IRA LEVIN

Felix MENDELSSOHN-BARTHOLDY [1809-1847]
Abertura A Bela Melusine, Op. 32 [1833-1835]
(10 min)

Johannes BRAHMS [1833-1897]
Sinfonia nº 4 em Mi Menor, Op. 98 [1885]
1. Allegro non troppo
2. Andante moderato
3. Allegro giocoso
4. Allegro energico e passionato
(39 min)

Osesp lança álbum dedicado a obras de Camargo Guarnieri
08/set/2020

Em setembro, a Osesp lança um disco dedicado a quatro obras de Camargo Guarnieri para orquestra e instrumentos solistas. Nossa Orquestra está sob regência de Isaac Karabtchevsky e os solistas são quatro conhecidos do público — todos eles membros da Osesp: Alexandre Silvério interpreta o Choro para Fagote (1991); Cláudia Nascimento, o Choro para Flauta (1972); Davi Graton, o Choro para Violino (1951); e Olga Kopylova, a Seresta para Piano e Orquestra de Câmara (1965).

Escute no Spotify: https://spoti.fi/3m0Bj5G
Escute na Apple Music, YouTube Music, Deezer,

Amazon Music, iTunes Store e Napster: https://bit.ly/naxos-choros-streaming

O CD faz parte do projeto Brasil em Concerto, uma parceria do Departamento de Difusão Cultural do Ministério das Relações Exteriores com três orquestras brasileiras — além da Osesp, fazem parte as filarmônicas de Minas Gerais e de Goiás —, a Academia Brasileira de Música e o selo Naxos (o lançamento brasileiro é feito pelo Selo Clássicos).

Música na Cabeça: Lives da Osesp | "Choros" de Guarnieri
07/set/2020

Os Choros de Camargo Guarnieri para instrumento solista e orquestra são os assuntos da live desta terça, 8 de setembro, quando receberemos Paulo de Tarso Salles.

Nosso convidado é professor de Teoria Musical na USP, coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP) e editor da Revista Música (USP). Autor de Aberturas e impasses — o pós-moderno na música e seus reflexos no Brasil — (1970-1980) (Ed. Unesp, 2005), Villa-Lobos — processos composicionais (Ed. Unicamp, 2009) e Os Quartetos de Cordas de Villa-Lobos: forma e função (Edusp, no prelo). Especialmente para a Revista Osesp de 2019, Tarso Salles escreveu o ensaio O Brasil e o mundo, segundo Guarnieri, que você pode ler AQUI.

A live tem um motivo especialíssimo: a Osesp acaba de lançar, pelo selo Naxos, um álbum dedicado a quatro obras desse ciclo — para fagote, flauta, piano e violino —, e no próximo novembro gravará outras quatro — para viola, violoncelo, clarinete e novamente piano. Os discos fazem parte do projeto "Brasil em Concerto", uma parceria do Ministério das Relações Exteriores com a nossa Orquestra e também com as filarmônicas de Minas Gerais e de Goiás. O lançamento brasileiro é feito pelo Selo Clássicos.

PRÓXIMA LIVE
15 de setembro,  às 19h: As Sinfonias de Villa-Lobos
Ao longo de seis anos, a Osesp – sob regência de Isaac Karabtchevsky – gravou o ciclo completo das Sinfonias de Villa-Lobos para o selo Naxos, projeto que é um marco na música de concerto brasileira na última década. Além dos álbuns, as partituras foram revisadas e lançadas pela Editora Osesp. Nesta live, o maestro Karabtchevsky e Antonio Carlos Neves Pinto (Coordenador do Centro de Documentação da Osesp) conversam com Arthur Nestrovski e Marcelo Lopes sobre a iniciativa.

Música na Cabeça: Lives da Osesp
02/set/2020

A série Música na Cabeça: Lives da Osesp está chegando ao fim. Ao todo, já realizamos nove conversas e temos mais duas a caminho. Confira a programação:

8 de setembro, às 19h: Choros de Guarnieri

Os Choros de Camargo Guarnieri para instrumento solista e orquestra são os assuntos desta aula com Paulo de Tarso Salles (professor de Teoria Musical na USP). Este mês a Osesp lança, pelo selo Naxos, álbum dedicado a quatro obras desse ciclo — para fagote, flauta, piano e violino —, e no próximo novembro gravará outras quatro — para viola, violoncelo, clarinete e novamente piano.

15 de setembro,  às 19h: As Sinfonias de Villa-Lobos

A playlist com todas as lives está disponível AQUI.