PRÓXIMOS CONCERTOS
01218 020 | SÃO PAULO - SP

UMA ODE GLOBAL À ALEGRIA
30/jan/2019

E se reimaginássemos a Nona de Beethoven para o século XXI, transformando-a em um novo apelo por alegria, justiça, igualdade? Esse foi o desafio apresentado pelo Carnegie Hall a nós e a outras oito orquestras ao redor do mundo, como parte do projeto "Todos Juntos: Uma Ode Global à Alegria”. As participantes criarão sua própria versão para a Ode à Alegria de Schiller, no último movimento da Sinfonia, que também terá diálogos musicais com cada cultura. “No nosso caso, a Nona chega na moldura de um anônimo canto de capoeira da Bahia, conhecido como Navio Negreiro, tramando conversas com um trecho de uma abertura de Paulo Costa Lima, Cabinda – Nós Somos Pretos (encomenda da Osesp, em 2015). Conversa também com um adágio para cordas encomendado a Clarice Assad, que por sua vez alude ao tema de Alegria, Alegria, de Caetano Veloso – antológica canção que reage ao arbítrio, em todas as suas formas. A mesma canção também é motivo de uma breve referência na ‘Ode’ em português, em minha tradução’, conta Arthur Nestrovski, nosso Diretor Artístico.

O pontapé inicial dessa “Ode Global à Alegria" acontece aqui, em dezembro deste ano, marcando também o começo das celebrações dos 250 anos de Beethoven, em 2020. Além da Osesp, participam a National Youth Orchestra of Great Britain, as sinfônicas de Baltimore, de Sydney, da Nova Zelândia e da Rádio de Viena, as filarmônicas Kwazulu-Natal e de Joanesburgo, e uma orquestra jovem reunida pelo próprio Carnegie Hall, em Nova York – todas regidas por Marin Alsop, que idealizou o projeto juntamente ao Weill Music Institute do Carnegie Hall. “A 'Ode à Alegria' estimula cada um a se levantar e afirmar seu valor neste mundo. Seu sentido essencial é acreditar em nossa força como seres humanos”, diz Marin. “Todos se sentirão unidos por essa experiência. E creio que esse é o elemento mais importante – por meio desse projeto vamos reunir diversas comunidades, e comunidades que normalmente não trabalham juntas.”

Como será que "O Freunde, nicht diese Töne!” será entoado em nossa língua? O resultado você poderá assistir nos dias 12, 13 e 14 de dezembro na Sala São Paulo e no dia 15, encerrando a Temporada 2019, em um concerto no vão livre do Masp.

OUTROS MOMENTOS DE ALEGRIA DURANTE A TEMPORADA

Ao longo de 2019, os quase trinta mil estudantes e professores que frequentam ensaios da Osesp e concertos didáticos na Sala São Paulo terão aulas sobre a Nona, a “Ode à Alegria” e a história da escravidão no Brasil. “A presença dos cantores do Coro Acadêmico da Osesp e do Coral Jovem do Estado, lado a lado com o Coro da Osesp, nos concertos de dezembro, servirá de emblema do amplo trabalho de educação associado ao projeto e que é tão importante quanto a música ela mesma.

OSESP NA CHINA
28/jan/2019

Pequim, Xangai, Jinan e Hong Kong são os nossos próximos destinos. A Osesp, conduzida por Marin Alsop, embarca em fevereiro para uma turnê que promete ser histórica. Será a primeira vez que uma orquestra profissional latino-americana se apresenta na China, país que vem se tornando um dos principais destinos musicais do planeta.

Serão ao todo cinco concertos da Orquestra, levando aos palcos chineses dois programas distintos com peças icônicas de Prokofiev, Richard Strauss, Rimsky-Korsakov, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Ginastera e Bernstein. Três desses dias contarão ainda com a companhia do violinista chinês Ning Feng, que interpreta o Concerto nº 1 de Paganini.

Em Hong Kong, daremos início à 47ª edição do Festival de Artes. Além de dois momentos para a Orquestra no Centro Cultural da cidade, o Quarteto Osesp leva para a Igreja de Saint Andrew peças de Edino Krieger, Villa-Lobos e Tchaikovsky. Antecipando a abertura do Festival, haverá ainda um ensaio aberto com estudantes de duas premiadas orquestras jovens de escolas da cidade – Diocesan Boys' School e Diocesan Girls’ School.

O movimento de cruzar as fronteiras do país mostra não só o trabalho de excelência que vem sendo feito pela Osesp, como também o grau de desenvolvimento e a complexidade das sociedades paulista e brasileira. “Orquestras são grupos que podem ter exposição internacional, mas são fenômenos locais, representam suas comunidades e sua capacidade de entendimento mais profundo das questões culturais e humanas”, disse Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Osesp.

Ainda sobre o alcance da turnê, que é inteiramente financiada por patrocinadores corporativos, Arthur Nestrovski, nosso Diretor Artístico, comenta: “com viagens como essa, na sequência de tantas outras turnês pela América Latina, Estados Unidos e Europa, sem falar nas dezenas de viagens pelo Estado e pelo país, a Osesp reafirma seu papel de representante do melhor que se produz por aqui e garante reconhecimento entre as orquestras com atividade internacional. Os benefícios são de toda ordem e se traduzem na qualidade dos concertos que vamos ouvir, ao longo de mais uma Temporada, na nossa incomparável Sala São Paulo.”

CONFIRA TODAS AS DATAS, LOCAIS E PROGRAMAS COMPLETOS AQUI.

NO BRASIL

Antes de embarcamos para a China, compartilharemos com o público brasileiro parte do repertório que levaremos à China. Esse concerto especial acontece no dia 8 de fevereiro, sexta-feira, às 19h30, na Sala São Paulo. Os ingressos custam 20 reais (inteira) e já estão disponíveis. SAIBA MAIS.

ACADEMIA DE MÚSICA | PROCESSO SELETIVO 2019
01/jan/2019

Desde 2006, a Academia de Música da Osesp vem contribuindo para a formação de novos músicos no Brasil. Com educação teórica, instrumental e artística, os alunos são acompanhados de perto por membros da Osesp e têm a possibilidade de assistir aos ensaios e apresentações de nossos corpos artísticos.

MÚSICO DE ORQUESTRA

Vagas para Violino, Viola, Flauta, Clarinete e Trompa

Inscrições: de 21 a 28 de janeiro

Faixa etária: entre 16 e 27 anos

CORO

Vagas para Sopranos, Contraltos, Tenores e Baixos

Inscrições: de 2 a 24 de janeiro

Faixa etária: entre 18 e 35 anos

REGÊNCIA

Inscrições: de 21 a 28 de janeiro

Faixa etária: entre 16 e 35 anos

MAIS INFORMAÇÕES

Contribua para os programas educacionais
12/dez/2018

A Osesp acredita que a arte transforma. Por ano, oferecemos Visitas Monitoradas à Sala São Paulo a mais de 10 mil pessoas e recebemos cerca de 22 mil crianças e adolescentes para que eles possam descobrir o universo da música clássica. Apoiamos ainda 44 jovens que compõem as classes da Academia de Música, contribuindo efetivamente na formação profissional de cada um deles.

Queremos convidar você para participar dessa transformação também. Apoie nossos programas educacionais através do Sou Osesp. No Plano Azul, incentivado pela Lei Rouanet, você recupera 100% do valor investido (que pode equivaler até 6% do Imposto de Renda devido), e ainda recebe ingressos para Ensaios, Concertos, Recitais, Visitas Monitoradas, entre outros. No Plano Verde, você ganha descontos em cinemas, museus e serviços da Sala São Paulo. DOE AGORA MESMO.

ATENÇÃO: no Sou Osesp Plano Azul, contribuições realizadas até 20 de dezembro de 2018 poderão ser deduzidas já no seu Imposto de Renda 2019.

Últimos dias para assinar a nossa Temporada 2019
12/dez/2018

A Temporada 2019, com o tema Futuros do Passado, homenageia os 50 anos do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e os 20 anos da Sala São Paulo. Serão ao todo 120 concertos, dos quais 96 podem ser adquiridos antecipadamente, em pacotes cheios de vantagens.

As Assinaturas da Osesp são divididas em duas categorias: Séries Fixas e Séries Flexíveis.

As Séries Fixas são pré-definas e agrupadas por tipo de concerto: Sinfônicos (árvores brasileiras), Coro da Osesp (quatro apresentações), Quarteto Osesp (quatro) e Recitais (cinco).

Os Sinfônicos são divididos em quatro pacotes diferentes, com até sete concertos cada, a serem escolhidos pelo dia da semana de sua preferência – quinta, sexta ou sábado. Eles levam nomes de árvores brasileiras para facilitar a escolha, trazendo uma experiência completa e equilibrada da programação.

Nas Séries Flexíveis você pode escolher livremente dentre os concertos Sinfônicos, Especiais (exceto 20 anos da Sala São Paulo), Corais ou de Câmara e criar uma experiência personalizada a partir de quatro apresentações, com datas e horários de sua preferência. Os valores são unitários por concerto.

Você tem até o dia 28 de dezembro para garantir a sua Assinatura Osesp com preços promocionais. Para as séries de concertos sinfônicos, há pacotes fixos a partir de R$ 192,50 (meia-entrada no Piso Superior para sete concertos) e flexíveis a partir de R$ 109,60 (meia-entrada no setor Coro para o mínimo de quatro concertos). ASSINE AGORA.

CONCERTO DIGITAL OSESP EM 360º | DIA DO MÚSICO
22/nov/2018

Hoje é o Dia do Músico e, para celebrar, estamos ao vivo com mais uma apresentação da Osesp em realidade virtual, diretamente do palco da Sala São Paulo. O programa, conduzido pelo maestro convidado Giancarlo Guerrero, traz obras essenciais de Rimsky-Korsakov e Stravinsky e, na companhia do pianista Roger Muraro, faz a estreia americana de “Step Right Up”, concerto para piano de Vasco Mendonça – coencomenda da Osesp e da Fundação Gulbenkian.

No intervalo, fique conosco: teremos entrevistas e mostraremos um pouquinho dos bastidores.

O Concerto Digital é patrocinado pelo Itaú Personnalité, com apoio do Facebook e TV UOL. É uma realização da Fundação Osesp, do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Cultura, e do Ministério da Cultura e Governo Federal. Você também pode assistir pelo canal da Osesp no YouTube (youtube.com/videososesp), no Facebook, e através da TV UOL.

Confira o repertório completo e a nota de programa aqui.

IMPLEMENTAÇÃO DE TOTENS E NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BILHETERIA
15/out/2018

No dia 15 de outubro, foram implementados totens para compras, reservas e resgates de ingressos na Sala São Paulo.

Com os totens, a compra de ingressos poderá ser realizada com tranquilidade e autonomia, em qualquer dia ou horário de funcionamento da Sala, utilizando cartão de débito ou crédito. Para o conforto dos frequentadores, foram instalados 3 totens, dois localizados no Boulevard, localizado no piso térreo, e um no 1º subsolo, ao lado do guichê do estacionamento.

Informamos ainda que, em adequação ao comportamento de compra da maior parte do nosso público, a começar de 1º de novembro, a bilheteria passará a funcionar a partir de 2h30 antes do início de cada concerto e até 30 minutos após o início das apresentações.

Os demais canais de compra permanecem inalterados. Para mais detalhes, acesse aqui,

CONCERTO DIGITAL OSESP 2018 EM 360º | MARIN ALSOP
04/out/2018

Estamos ao vivo com mais um concerto da Osesp em realidade virtual, diretamente do palco da Sala São Paulo. A regência é da Regente Titular Marin Alsop e os músicos tocam obras de Dvorák, Bernstein, Villa-Lobos e Ginastera.

No intervalo do concerto, teremos entrevistas e bastidores, o vídeo não será interrompido.

Confira o repertório completo e a nota de programa aqui.

OSESP APRESENTA SUA TEMPORADA 2019
30/set/2018

Com o tema Futuros do Passado, a temporada homenageia os 50 anos do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e os 20 anos da Sala São Paulo

Serão 120 concertos, entre apresentações sinfônicas, de câmara e coral, sendo que pouco mais de 10% inteiramente gratuitos, incluindo os já tradicionais Matinais e as novidades: Semana Camargo Guarnieri e Maratona Romântica.

Entre as principais atrações estão a Semana Especial: 20 anos da Sala São Paulo e o projeto internacional All Together: A Global Ode to Joy (Todos Juntos – Uma Ode Global à Alegria), uma iniciativa do Carnegie Hall (NY), envolvendo orquestras dos cinco continentes, apresentando a Nona Sinfonia de Beethoven (12 a 14/dez), no que será a despedida de Marin Alsop, depois de oito anos à frente da Orquestra como sua diretora musical e regente titular.

A semana Grandes Clássicos estará de volta em 2019, com quatro concertos regidos por Isaac Karabtchevsky.

O Artista em Residência dessa Temporada será o barítono brasileiro Paulo Szot e o Compositor Visitante, o chinês Huang Ruo.

Confira aqui todos os detalhes, incluindo a programação completa e a versão digital do livro da Temporada.

“impossível subestimar a relevância do Festival para a formação das últimas gerações de músicos. Basta pensar na Osesp: a imensa maioria, quase a totalidade, já foi bolsista ou professor”. Já a Sala São Paulo é um marco por suas qualidades acústi­cas e arquitetônicas: “para os instrumentistas e cantores da Osesp, a Sala é uma verdadeira parceira musical, à altura de seu talento.”
Arthur Nestrovski

“o tema da temporada – Futuros do Passado – , é uma chance de reflexão mais extensa também no aspecto institucional. Inegável o papel simbólico da Osesp no país. Para além de sua dimensão cultural, o complexo que abrange tantas atividades – Orquestra, Coro, projetos educacionais e a própria Sala – atingiu um grau de maturidade que reflete o trabalho de algumas gerações. Significamos a realidade de um projeto de sucesso e a esperança para muitas outras organizações congêneres.”
Marcelo Lopes

“O ano de 2019 será muito especial para mim, ao encerrar este capítulo de minha vida como Diretora Musical da Osesp, e dar início a um novo relacionamento, agora como Regente de Honra da Orquestra. Meus oito anos com a Osesp foram extremamente satisfatórios, tanto artística quanto pessoal­mente. Os músicos instrumentistas e coralistas têm meu mais alto respeito e admiração, e eu, definitivamente, adoro nossos ouvintes brasileiros!”
Marin Alsop

Vem aí mais um Concerto Digital Osesp
17/set/2018

No dia 04 de outubro, às 20h30, teremos mais uma transmissão ao vivo de um concerto da Osesp, diretamente da Sala São Paulo, sob regência de Marin Alsop. O programa será composto por obras de Dvorák, Bernstein, Villa-Lobos e Ginastera. Confira o programa detalhado aqui.

A partir deste ano, o Concerto Digital conta com a tecnologia de 360º e Realidade Virtual. O espectador pode navegar livremente pela cena, utilizando o cursor, a tela touch ou óculos especiais para Realidade Virtual, e assistir ao concerto de maneira única, imersiva, ao lado dos músicos e em lugares onde seria impossível até mesmo para uma câmera convencional. A transmissão será ao vivo, simultânea aqui e nos canais oficiais da Osesp no Facebook e Youtube.

O Concerto Digital tem como objetivo utilizar a tecnologia para aproximar a música clássica de um público cada vez maior. Será patrocinado pelo Itaú Personnalité, com apoio do Facebook e TV UOL. Conheça detalhes do projeto aqui.