Temporada 2017
março
s t q q s s d
<março>
segterquaquisexsábdom
27281234 5
67 8 9 10 11 12
131415 16 17 18 19
20 2122 23 24 2526
272829 30 3112
3456789
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
NOTÍCIAS






 
OSESP FAZ SEGUNDA TRANSMISSÃO AO VIVO EM REALIDADE VIRTUAL
16/mar/2017

No próximo sábado [18/mar], a Orquestra fará sua segunda transmissão de concerto em realidade virtual, ao vivo, em parceria com a Panograma, empresa que tem como sócio o produtor musical João Marcello Bôscoli.

 

Desde que haja conexão com a internet, será possível assistir ao concerto em 360º (com o cursor ou com o touch), de qualquer lugar do planeta, pelo canal do YouTube da Osesp.

 

Com os óculos headset – equipamento apropriado para conteúdos em realidade virtual – será possível ter a sensação de assistir ao concerto, de forma imersiva, diretamente do palco da Sala São Paulo.

 

O concerto será às 16h30 e o sinal já estará aberto alguns minutos antes do início. A Orquestra tocará a Sinfonia nº 6 em Lá Menor – Trágica, de Gustav Mahler, sob a regência de Marin Alsop.

 
CONHEÇA OS VENCEDORES DO CONCURSO JOVENS SOLISTAS DA OSESP!
13/mar/2017

As audições da edição 2017 do Concurso Jovens Solistas da Osesp aconteceram na tarde desta segunda-feira, 13 de março, na Sala São Paulo.

 

Em evento aberto ao público, os candidatos foram avaliados por uma banca examinadora composta por Marin Alsop, Diretora Musical e Regente Titular; Arthur Nestrovski, Diretor Artístico; Emmanuele Baldini, Spalla; uma Comissão Artística da Orquestra, formada pelos músicos Horacio Schaefer, Claudia Ribeiro Do Nascimento e Ricardo Bologna; Valentina Peleggi, Regente em Residência; e Sonia Muniz, membro da Fundação Eleazar de Carvalho.

 

O repertório foi escolhido pelos candidatos e cada um dos cinco selecionados será solista em um concerto matinal ao longo da Temporada 2017. São eles:

 

Bogdan Hudzelaits – Violino
Layla Kohler Baratto – Oboé
Luiz Fernando Moita Venturelli de Souza – Violoncelo
Sarah Nojosa Barboza – Violino
Thiago Ricardo de Araujo – Trompete

 
OSESP FAZ CONCERTO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM TRANSMISSÃO DIGITAL AO VIVO
08/mar/2017

No dia 08 de março, às 21h, a Osesp fará um concerto especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Valentina Peleggi regerá o Coro da Osesp, que cantará a cappella obras de três compositoras de diferentes períodos: Maddalena Casulana (Renascimento), Roxanna Panufnik (Contemporâneo) e Lili Boulanger (Moderno). Logo após, Marin Alsop rege a “Sinfonia nº 9 em ré menor, Op. 125 - Coral” de Beethoven, com o Coro da Osesp, Coro Acadêmico da Osesp, Coral Lírico Pauista, e solos de Camila Titinger (soprano), Luísa Francesconi (mezzo soprano), Paulo Mandarino (tenor) e Leonardo Neiva (barítono).

 

O concerto será transmitido ao vivo e gratuitamente, direto da Sala São Paulo, a partir das 20h45, simultaneamente pelo site da Osesp, pela TV UOL e também pelo Facebook e pelo YouTube da Osesp. Os espectadores poderão acompanhar toda a movimentação da Sala em tempo real e assistir conteúdos especiais sobre o programa.

 

O Concerto Digital Osesp tem patrocínio do Itaú Personnalité e apoio de Exceda e UOL.

 
ENSAIO EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - ELAS ORQUESTRAIS: VIVA AZAMIGA!
08/mar/2017

Por Heloísa Fischer, especialmente para o concerto que a Osesp fará esta noite [8/mar] em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

 

Respeita as mina (sic). A revolução será feminista ou não será. Women do it better. Leio estas frases todos os dias, ao cruzar a pequena rua sem saída onde moro. As primeiras ocupam lados opostos do mesmo poste. A frase em inglês está na sala de um apartamento térreo, em cartolina rosa. “Há uma ativista na vizinhança”, talvez você pense.


Mas não. Cada frase surgiu em separado, ao longo do tempo. São lembretes urbanos de um grande avanço social. A discussão sobre o lugar da mulher está na ordem do dia, todos os dias, de forma visível, vigorosa e assertiva.

 

Leia o texto na íntegra aqui.

 
VALENTINA PELEGGI É A NOVA REGENTE TITULAR DO CORO DA OSESP
01/mar/2017

Após as excelentes críticas obtidas no ano passado, a italiana Valentina Peleggi assumiu recentemente a função de Regente Titular do Coro da Osesp para as temporadas 2017 e 2018! Com isso, e com a continuidade das suas funções como Regente Assistente da Osesp, ela passa a ser a Regente em Residência para as próximas duas temporadas.


Formada pelo Conservatório Santa Cecília, em Roma, e pela Royal Academy de Londres, ela ficará cerca de 25 semanas à frente do Coro da Osesp e assumirá alguns dos concertos especiais e matinais da Orquestra, além de quatro programas pela Temporada da Osesp, sendo três com a Orquestra e um com o Coro.


Regente experiente, Valentina já esteve no comando de outras orquestras fora do Brasil, como a Orchestra della Toscana e as Sinfônicas de Baltimore e Omaha, assumiu o cargo de Regente Principal e Diretora Musical por 10 anos no Coro Universitário de Florença, e já se apresentou com a Sinfônica de Porto Alegre, Orchestre de la Tonhalle de Zurich, BBC Concert Orchestra, Orquestra Verdi de Trieste e uma contribuição com Daniele Gatti e a Orquestra do Concertgebouw. Em 2014, levou o prêmio de Regência do Festival de Campos de Jordão e, em 2015, da Taki Concordia Conducting Fellowship. Recentemente, seu trabalho também foi reconhecido com o prêmio APCA, na categoria Regente do Ano.

 
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O MÓDULO DE REGÊNCIA DA ACADEMIA DE MÚSICA DA OSESP
23/jan/2017

Até o dia 19 de fevereiro, serão aceitas as inscrições de alunos de regência para a turma de 2017!

 

Com duração de um ano - e com possibilidade de renovação por mais um - é dividido em módulos com atividades distintas. Os participantes terão à disposição um pianista correpetidor em todas as aulas, além da interação com um grupo de câmara formado pelos alunos da Academia da Osesp em um dos módulos e com o Coro Acadêmico da Osesp.

 

Currículos e vídeos deverão ser enviados única e exclusivamente por e-mail. Poderão participar alunos com idade mínima de 16 anos e máxima de 35 anos completos até a data limite das inscrições.

 

Confira aqui o edital e todas as etapas de seleção.

 
CONCERTO ESPECIAL - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
13/jan/2017

 

No dia 08/mar, às 21h, a Osesp fará um concerto especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Valentina Peleggi regerá o Coro da Osesp, que cantará a cappella obras de três compositoras de diferentes períodos: Maddalena Casulana (Renascimento), Roxanna Panufnik (Contemporâneo) e Lili Boulanger (Moderno). Logo após, Marin Alsop rege a “Sinfonia nº 9 em ré menor, Op. 125 - Coral” de Beethoven, com o Coro da Osesp, Coro Acadêmico da Osesp, Coral Lírico Pauista, e solos de Camila Titinger (soprano), Luísa Francesconi (mezzo soprano), Paulo Mandarino (tenor) e Leonardo Neiva (barítono).

 

 

Veja o programa completo aqui e adquira seu ingresso a partir do dia 16/janeiro.

 
CONCURSO JOVENS SOLISTAS DA OSESP RETORNA EM 2017
02/dez/2016

O projeto, criado na década de 1940 pelo maestro Eleazar de Carvalho, está de volta. Promovido inicialmente pela Orquestra Sinfônica Brasileira e, posteriormente, assumido pela Osesp, o concurso revelou importantes músicos brasileiros como Arnaldo Cohen e diversos instrumentistas da própria Osesp.

 

Serão realizadas audições no primeiro semestre  para a seleção de cinco candidatos que se apresentarão, como solistas, com a Orquestra em concertos matinais na Sala São Paulo ao longo da Temporada 2017.

 

As inscrições estarão abertas entre 23 de janeiro a 23 de fevereiro. Confira todas as informações aqui.

 
TEMPORADA OSESP 2017 | MUNDO MAIOR
11/nov/2016

“Vivemos em tempos difíceis, ‘como são todos os tempos’, dizia, madura e serenamente, o escritor Jorge Luis Borges. (…)E no meio disso tudo, a despeito disso tudo, no fundo contra isso tudo, a música. (…) talvez não haja função mais alta para ela do que se manter como é, uma reserva de humanidade e esperança, contra tudo o que conspira para fazer nosso mundo menor. Implícita ou explicitamente, a música assume sempre papel de resistência, concretizada a cada concerto, dia após dia, ano após ano. ” Arthur Nestrovski

É com este espírito que é apresentada a Temporada 2017 da Osesp - “Mundo Maior”! Serão 32 programas de assinatura, com 30 concertos sob a batuta da diretora musical e regente titular da Osesp Marin Alsop. Entre outros nomes que merecem destaque, teremos mais um ano com a regente e contralto Nathalie Stutzmann, como Artista Associada e a reconhecida violinista Isabelle Faust, assumindo o papel de Artista em Residência. Nas semanas em que estiver com a Osesp, Faust apresentará a integral das Sonatas para Violino e Piano de Beethoven e a integral das Sonatas e Partitas para violino solo de Bach.

A renovação das assinaturas poderá ser feita a partir do dia 28/nov, e a aquisição de novas entre 16/dez e 4/jan (com desconto) e entre 5 e 9/jan (sem desconto).
 

Confira aqui a programação completa.

Para ler o texto de Arthur Nestrovski na íntegra e baixar o livro da Temporada 2017, clique aqui.

Assista ao vídeo com a mensagem da diretora musical e regente titular Marin Alsop.

 
SUBSTITUIÇÃO DE SOLISTA | CONCERTOS NA SALA SÃO PAULO (27, 28 e 29/OUT) E NO RIO DE JANEIRO (30/OUT)
17/out/2016

A Fundação Osesp informa que a violoncelista Sol Gabetta, convidada da Osesp para os concertos dos dias 27, 28 e 29/out, na Sala São Paulo, e 30/out no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, cancelou sua vinda ao Brasil por questões de saúde.

O programa das quatro apresentações contará com a participação da soprano brasileira Lina Mendes na peça Les Nuits d´Été, de Hector Berlioz, no lugar do Concerto Para Violoncelo, de Edward Elgar. Sob a regência de Thierry Fischer, o programa traz ainda O Rei Lear, de Berlioz, e a Sinfonia nº 9 – Do Novo Mundo, de Antonín Dvorák.

 

A Masterclass que Sol Gabetta ministraria na Sala São Paulo no dia 28/out também foi cancelada.

 

Mais informações sobre os concertos na Sala São Paulo e sobre a apresentação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.