Temporada 2022
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h

Alteração no Matinal do dia 16 de janeiro
13/jan/2022

O Matinal do próximo domingo (16) sofreu alterações na programação: o grupo Ilumina, que faria a apresentação, será substituído pelo São Paulo Chamber Soloists. Todos os ingressos já retirados previamente serão válidos para o concerto, sem necessidade de efetuar troca.

Caso queira devolver as entradas, é possível cancelar a reserva escrevendo para o e-mail suporte@byinti.com. Na mensagem, informe nome e CPF usado na operação, além da data do concerto e o número de ingressos que gostaria de devolver.

Certificado de Vacinação na Sala São Paulo
12/jan/2022

Em conformidade com o Decreto Municipal nº 60.989 de 6 de janeiro de 2022, o acesso à Sala São Paulo se dará indispensavelmente mediante a apresentação do certificado de vacinação completo contra a Covid-19 — duas doses ou dose única. Há duas formas de apresentar o documento:

1. Levando com você o comprovante original em papel;
2. Mostrando a versão digital, disponível nas plataformas e-SaúdeSP, Conecte SUS e Poupatempo. O cadastro é simples e possibilitará que tenha o comprovante sempre com você. Não deixe para fazê-lo no dia do evento, pois o sistema pode enfrentar instabilidades.

Informações úteis:
_ O frequentador que se recusar a apresentar o documento não poderá ingressar na Sala São Paulo, uma vez que a instituição fica sujeita a penalidade de multa pecuniária e interdição.
_ Crianças que ainda não foram contemplados pelo calendário de vacinação em suas cidades de origem seguem podendo acessar o espaço normalmente.
_ Para aqueles que se vacinaram fora do país, é preciso apresentar o comprovante original.
_ Se você não pôde tomar a vacina por alguma diretriz médica, é necessário que apresente o documento que ateste essa impossibilidade;
_ O uso permanente da máscara segue obrigatório — salvo em espaços demarcados para consumo de alimentos e bebidas onde, inclusive, o distanciamento social está mantido;
_ Seguindo orientações do Governo do Estado de São Paulo anunciadas no dia 12 de janeiro, a capacidade da Sala sofreu uma redução de 30% de sua lotação máxima, passando a receber até 1.038 pessoas. Caso haja novos direcionamentos por parte da Prefeitura de São Paulo, faremos os ajustes necessários.

O Protocolo de Segurança Sanitária adotado pela Fundação Osesp é baseado nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Secretaria de Saúde e Governo do Estado de São Paulo. O Protocolo conta a certificação Safeguard do Bureau Veritas (http://bit.ly/veritas-osesp), empresa que é referência mundial, com mais de 190 anos de atividades e reconhecidos serviços de avaliação de conformidade e certificação utilizados por grandes organizações nacionais e internacionais.

Que sigamos vivendo a música — sempre com segurança — aqui na Sala São Paulo!

Osesp nos prêmios Governo do Estado para as Artes e Concerto 2021
13/dez/2021

É com muita alegria que compartilhamos a notícia de que Arthur Nestrovski, Marcelo Lopes e Thierry Fischer, respectivamente nossos diretores Artístico, Executivo e Musical, receberam na noite de ontem o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes, pelo conjunto das atividades desenvolvidas pela Osesp. "O Prêmio, que é resultado de uma votação, significa o reconhecimento da sociedade ao trabalho da Fundação Osesp em favor da arte, da música clássica em particular, e do nosso esforço contínuo para construirmos uma instituição aberta, responsável e que serve democraticamente a todo o povo brasileiro", disse Marcelo, que nos representou na cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes.

O reconhecimento — que veio na categoria "Grupos, companhias e corpos estáveis" — é de todos: "artistas, colaboradores, conselheiros, patrocinadores, doadores, assinantes e público (presencial e virtual) — milhares de pessoas que, de modo mais ou menos direto, contribuem para a continuidade de um projeto de cultura e educação, especialmente nos tempos que vivemos", como bem lembrou Arthur.

Na mesma ocasião, nosso spalla Emmanuele Baldini foi um dos homenageados com a Medalha Tarsila do Amaral. Criada em 2019, a honraria busca “reconhecer e homenagear quem se destaca por suas contribuições à cultura e à economia criativa de São Paulo no campo das artes”.

Por falar em prêmio...

Somos duplamente finalistas no Prêmio Concerto 2021, e você pode ajudar a escolher os vencedores. Fomos reconhecidos pelo trabalho artístico de toda a heroica Temporada 2021e também pelo projeto Floresta Villa-Lobos, que apresentamos pela primeira vez em novembro deste ano e que será realizado em 2022 no Carnegie Hall. Uma banca de jurados escolherá o Prêmio da Crítica — os ganhadores serão conhecidos na edição de janeiro-fevereiro da Revista Concerto —, e o público está convidado a votar em até quatro concorrentes ao Prêmio Concerto Especial 2021. #VoteOsesp e compartilhe com os amigos e familiares a boa notícia: https://www.concerto.com.br/noticias/premio-concerto-2021-votacao-do-publico

Faça a sua própria série da Temporada Osesp 2022
11/dez/2021

Em 2022, mergulhe no Vasto Mundo da Osesp. São 109 concertos, mais de 50 artistas convidados e quase 200 obras, que vão do Barroco à música contemporânea, passando pelos "Clássicos Modernistas" – principal ciclo da Temporada. Ao se tornar um Assinante Osesp, você garante o seu lugar na Sala São Paulo com ingressos a preços promocionais.

🎁 Séries Flexíveis
Você pode personalizar a experiência escolhendo dentre todos os concertos da Orquestra, do Coro da Osesp, do Quarteto Osesp e recitais. Neste caso a Assinatura precisa ter no mínimo quatro apresentações, com datas e horários diversos, da forma e do jeito que preferir. Os pacotes custam a partir de R$ 200,00 (valor inteiro).

🎁 Séries Fixas
São pacotes fechados com apresentações agrupadas por tipo de concerto (sinfônicos, corais e recitais). Neste caso, os dias e os assentos são os mesmos durante todo o ano. Há opções a partir de R$ 250,00 (valor inteiro).

Visite www.osesp.art.br/assinaturas e confira todas as vantagens.

Quarteto Osesp na Itália!
01/dez/2021

Na próxima semana, o Quarteto Osesp, formado pelos violinistas Emmanuele Baldini e Davi Graton, o violista Peter Pas e o violoncelista Rodrigo Andrade, parte para uma breve turnê na Itália, dando início às comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. Os concertos celebram também a longa e tradicional relação entre os dois países.

A música que eles levam na bagagem será um reflexo desse encontro, com uma obra de um ícone italiano – o Quarteto em Mi Menor de Verdi – e outra do maior compositor brasileiro – o Quarteto de Cordas nº 17 de Villa-Lobos –, além de uma estreia mundial encomendada pela Fundação Osesp especialmente para esta viagem: as Variações e Fuga sobre a Canção do Expedicionário, de João Guilherme Ripper, como forma de homenagear a Força Expedicionária Brasileira, nome das tropas que lutaram na Europa, mais especificamente na Itália, durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

No Youtube da Osesp, transmitiremos ao vivo o concerto na Sala Palestrina, no belíssimo Palazzo Pamphilj, sede da Embaixada do Brasil em Roma, que acontecerá na próxima quinta-feira (9/12), às 16h. Em nossas redes sociais, você também poderá acompanhar fotos e detalhes dos recitais no Auditorium Parco della Musica  (6/12), também na capital italiana, e na Opera di Santa Croce em Florença (10/12).

Novas Assinaturas para Temporada 2022
29/nov/2021

Em 2022, celebre conosco o Vasto Mundo da Osesp. São 109 concertos, mais de 50 artistas convidados e quase 200 peças, que vão do Barroco à música contemporânea, passando pelos "Clássicos Modernistas" – principal ciclo da Temporada.

Ao se tornar um Assinante Osesp, você garante o seu lugar na Sala São Paulo com ingressos a preços promocionais. Há pacotes de cinco apresentações a partir de R$ 250,00 (valor inteiro para cinco datas do Coro da Osesp). Visite http://www.osesp.art.br/assinaturas e confira todas as vantagens.

Perídos de Assinaturas:

Séries Fixas: de 29/11 a 12/12/2021

Séries Fixas e Flexíveis: de 13 a 28/12/2021

Para assinar Séries Fixas, clique AQUI.

Para assinar Séries Flexíveis, clique AQUI.

Selo Digital nº 36
24/nov/2021

Agora você pode ouvir o Quarteto Osesp interpretando Beethoven quando quiser! O lançamento do nosso Selo Digital traz os Quartetos de Cordas nos. 12 e 16, duas das seis peças paradigmáticas escritas para essa formação pelo gênio de Bonn em seus últimos anos de vida. Ambas foram tocadas e gravadas em recitais realizados no ano passado pelos violinistas Emmanuele Baldini e Davi Graton, pelo violista Peter Pas e pelo violoncelista Rodrigo Andrade.

“Sob vários aspectos, essas obras parecem abrir caminho para um novo limiar no desenvolvimento criativo de Beethoven”, escreveu o musicólogo e pianista William Kinderman na edição 2020 da Revista Osesp. A maior mudança diz respeito à temporalidade. O artista, conhecido pelo aspecto determinista de suas obras, passa a incluir surpreendentes elementos não lineares, como contrastes, articulações instigantes, e até mesmo descontinuidades sonoras – como a que ouvimos no “Alegretto” do Quarteto nº 16.

🎼Ouça as faixas online ou faça download do Selo AQUI

Sala São Paulo volta à sua lotação máxima
10/nov/2021

Em conformidade com o Decreto Municipal 60.681 de 27 de outubro de 2021, que dispõe sobre a diminuição das restrições de funcionamento de estabelecimentos na cidade de São Paulo — relacionadas à Covid-19 —, a Sala São Paulo volta a receber seu público em sua capacidade máxima de acordo com as particularidades de cada evento.

Atenção!

• _ Seguindo as diretrizes do Decreto acima e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, é obrigatória a apresentação do certificado de vacinação;

_ Considerando a portaria nº 44 da Secretaria de Cultura/Ministério do Turismo, de 5 de novembro de 2021, a Fundação Osesp disponibiliza o programa da semana no modelo virtual ao vivo, todas as sextas-feiras, às 20h;
_ O uso permanente da máscara segue obrigatório — salvo em espaços demarcados para consumo de alimentos e bebidas, onde, inclusive, o distanciamento social está mantido;
_ Os concertos continuam acontecendo sem intervalo, com duração aproximada de 1h, e a ocupação da sala de concertos é feita por ordem de chegada.

Com isso, disponibilizamos mais ingressos para a Temporada Osesp, inclusive para aqueles concertos que antes estavam esgotados. Visite osesp.byinti.com/#/ticket/ e garanta o seu lugar.

Lamentamos a morte de Nelson Freire
01/nov/2021

A Fundação Osesp lamenta o falecimento do grande pianista brasileiro, Nelson Freire. Reconhecido internacionalmente como um dos maiores gênios da atualidade no campo das artes, foi um orgulho da música e dos músicos brasileiros. Parceiro e amigo, de sorriso simpático e poucas palavras, mas de convivência fácil, Nelson sempre abrilhantou nossos concertos na Sala São Paulo e em turnês pelo mundo. Sua inspiração ficará eternamente registrada nos corações dos músicos, colaboradores e do público da Osesp.

Deixamos aqui uma de nossas lembranças mais felizes junto a Nelson, nos BBC Proms de 2012. Com Marin Alsop dirigindo a Osesp, ele tocou Momoprecoce, de Heitor Villa-Lobos. Assista:

Em novembro, a Osesp se apresenta em oito cidades do interior do estado
26/out/2021

Na primeira semana de novembro, nossa Orquestra pega a estrada rumo a oito cidades do interior do estado. Os concertos – todos eles gratuitos – acontecem em dois blocos de apresentações simultâneas, de terça a sábado, às 20h, e no domingo, às 17h. A Osesp, dividida em dois grupos – regidos por Wagner Polistchuk e Ricardo Bologna –, irá a Araraquara, Campinas, Franca, Jundiaí, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São José dos Campos, nos dias 4, 5, 6 e 7 de novembro. O repertório das oito apresentações contará com obras de Beethoven (como as Sinfonias nº 2 e nº 4) e Saint-Saëns (como a Suite Para Violoncelo e Orquestra, que terá Jin Joo Doh como solista, e o Romance em Dó Maior, com Soraya Landim como solista).

As apresentações fazem parte da série Osesp Itinerante, programa fundado em 2008 que percorre as mais diversas cidades do interior paulista com uma série de atividades musicais gratuitas, na expectativa de atingir um público que dificilmente teria acesso aos concertos da Orquestra que acontecem regularmente na Sala São Paulo e na capital paulista.

PROGRAMAÇÃO

04/nov, quinta, 20h – Teatro Municipal José de Castro Mendes, Campinas
05/nov, sexta, 20h – Teatro Municipal de São José dos Campos, São José dos Campos
06/nov, sábado, 20h – Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Piracicaba